Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O secretário de Esporte, Juventude e Lazer de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Neto, destacou durante entrevista à Rádio Caturité FM as ações estruturantes que vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal com foco na capacitação profissional da juventude, descentralização dos serviços e fortalecimento das atividades esportivas e culturais em toda a cidade.
Entre as iniciativas de maior impacto, está a implantação do Espaço 4.0, em parceria com o governo federal, voltado para formação de jovens na área da tecnologia.
“Inauguramos, no Parque da Criança, onde funcionava o Orquidário, o Espaço 4.0 — um polo de capacitação voltado para jovens entre 15 e 29 anos, com cursos gratuitos em manutenção de celulares, tablets, computadores e impressoras 3D”, anunciou o secretário.
Segundo ele, o objetivo é inserir os jovens em um mercado promissor, visto que no Brasil existem, em média, dois celulares por habitante.
Além da tecnologia, a Secretaria tem apostado em uma gama de cursos profissionalizantes em parceria com organizações como o Ministério Verbo da Vida e o projeto Pequeninos Teams, ofertando capacitação em áreas como recepção, corte e escova, manicure, garçom e barbeiro.
“É uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas também uma forma de ajudar o jovem a encontrar uma vocação e gerar renda para sua família”, ressaltou.
As inscrições para esses cursos estão abertas e podem ser feitas pelo Instagram da secretaria (@sejelcg) ou presencialmente no Parque da Criança e na Vila Olímpica Plínio Lemos. Segundo Ronaldo, também estão disponíveis cursos de idiomas, iniciação à computação e preparação para o Enem.
Outra frente destacada pelo secretário é o projeto Campina em Movimento, que leva aulas de dança, ginástica, defesa pessoal e artes marciais para bairros e comunidades mais distantes do centro da cidade. Um dos destaques é o núcleo de karatê no Jardim Continental, que já atende mais de 100 crianças da comunidade São José Operário.
“O projeto nasceu da orientação do prefeito Bruno Cunha Lima de descentralizar as ações. Muitas famílias vivem uma rotina apertada e não têm condições de levar os filhos até os grandes polos. O Campina em Movimento vai até elas. E tem sido um sucesso”, afirmou Ronaldo.
Além das artes marciais, há núcleos de dança em bairros como a Vila Cabral de Santa Terezinha, promovendo saúde física e emocional, principalmente entre mulheres e mães.
No balanço do primeiro semestre de 2025, a Serjel já apoiou 66% a mais eventos esportivos do que no mesmo período do ano anterior, incluindo corridas, cavalgadas e torneios de futebol amador.
“A gente tem buscado democratizar o acesso ao esporte em todas as suas formas. E o futebol, claro, segue como uma das prioridades, com escolinhas e torneios apoiados pela secretaria.”
Finalizando, Ronaldo Cunha Lima Neto reforçou o compromisso da pasta com políticas públicas integradas para a juventude.
“Capacitar, incluir e oferecer caminhos para a juventude de Campina Grande é a nossa prioridade. Educação, esporte, tecnologia e cidadania precisam andar juntos.”
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.