Paraíba

Projeto Sereias da Penha recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 14 de julho de 2025 às 20:34

Foto: Secom/JP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O projeto das Sereias da Penha foi reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa. A lei foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena e publicada no Diário Oficial.

As Sereias da Penha são um grupo de mulheres marisqueiras que, por meio da cultura popular, preservam e difundem as tradições da pesca artesanal e da comunidade da Penha.

O reconhecimento previsto na lei inclui a inserção das artesãs no inventário municipal de bens culturais imateriais, garantindo-lhes proteção e fomento conforme as diretrizes da Política Municipal de Cultura.

De acordo com a lei, o Poder Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes, poderá adotar medidas para apoiar, proteger e valorizar as Sereias da Penha, promovendo ações de divulgação, registro histórico e incentivo à manutenção de suas atividades culturais.

“Essa lei representa o reconhecimento da nossa história, do nosso trabalho e da nossa cultura. Ser consideradas patrimônio imaterial é mostrar que aquilo que fazemos com as mãos, com o coração e com a força da comunidade tem valor e merece ser preservado. É uma vitória para todas nós mulheres que transformamos escamas de peixe em arte e sustento”, celebrou a presidente da Associação de Artesãs Sereias da Penha, Aline Gouveia.

Artesanato é a expressão cultural de um povo e as Sereias da Penha revelam a força do artesanato paraibano. São pelas mãos de suas artesãs, que vivem na Praia da Penha, na capital paraibana, que são criados artigos de decoração, roupas, arranjos, colares, brincos e uma variedade de produtos através da escama e do couro de peixe, que já ganharam o mundo.

“As Sereias da Penha representam a força, a criatividade e a resistência das mulheres da comunidade, e transformar escamas de peixe em biojoias é mais do que arte: é identidade e sustentabilidade”, completou Aline Gouveia.

Serviço – As Sereias da Penha têm a sede localizada em um anexo do Restaurante Muxima, na Praia da Penha. Os trabalhos do grupo também estão disponíveis em um trailer na Central de Atendimento ao Turista em Tambaú (CAT Tambaú). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone: (83) 99626-0960 ou pelo Instagram do grupo de artesãs: @sereiasdapenha.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande