Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Em entrevista ao ParaibaOnline, o diretor da Transnordestina, Tufi Daher Filho, detalhou os próximos passos da revitalização da linha férrea em Campina Grande, que será remodelada em um trecho de 15 quilômetros.
A obra integra um acordo entre a empresa, o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Prefeitura Municipal e o Senado Federal, com participação direta do senador Veneziano Vital do Rêgo.
Segundo Tufi, o trecho contemplado está há mais de duas décadas sem operação de transporte ferroviário de cargas e passará por uma renovação completa. “Será uma linha nova, com dormentes de concreto, trilhos novos, toda lastreada”, afirmou. A prefeitura de Campina Grande, por sua vez, entrará com contrapartida de reurbanização da área, oferecendo infraestrutura urbana no entorno.
A revitalização será de responsabilidade integral da Transnordestina, incluindo a retirada da linha antiga e a construção da nova estrutura. Tufi explicou ainda que, por conta dos anos de paralisação, houve ocupações irregulares em parte da faixa de domínio da ferrovia. “Esse processo foi bastante discutido no Ministério dos Transportes. Há ações judiciais em andamento, e a prefeitura está ciente de que será necessária a realocação digna das famílias”, garantiu.
A expectativa é que as obras sejam concluídas em até 12 meses. Após a conclusão, a infraestrutura estará apta a viabilizar o transporte urbano ferroviário, cuja implementação ficará a cargo do poder público municipal.
Sobre o futuro da Transnordestina, Tufi também comentou a demanda de autoridades paraibanas por uma extensão da ferrovia cortando o território do estado. “Essa é uma negociação que envolve o Ministério dos Transportes e passa por uma decisão de cunho político. Toda cidade gostaria de ter uma ferrovia nova e modernizada”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.