Paraíba

Ministro projeta entrega da linha férrea requalificada de Campina Grande ainda em 2026

Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2025 às 13:00

ministro renan filho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

*Vídeo: ParaibaOnline

Na manhã desta sexta-feira (11), Campina Grande vivenciou um marco histórico em sua trajetória de desenvolvimento urbano. Em solenidade realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiepb), foi anunciada oficialmente a requalificação da linha férrea da cidade, um passo crucial para a futura implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, além de lideranças políticas locais e nacionais, como o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) e vereadores de Campina Grande.

Em entrevista à imprensa, o ministro Renan Filho destacou a importância simbólica e estratégica da ferrovia para a história e o futuro da cidade. Segundo ele, o VLT representa não apenas uma modernização no sistema de mobilidade urbana, mas também um resgate afetivo da própria identidade campinense.

“É um sonho antigo. A ferrovia foi fundamental para a formação da própria cidade e para o desenvolvimento da região. E depois ficou um vazio no coração das pessoas por não usar aquela estrutura para se deslocar na cidade. […] Com o VLT, certamente será mais uma possibilidade que vai ajudar muito na mobilidade das pessoas da cidade”, afirmou.

Renan também anunciou que a expectativa do governo federal é concluir as obras de requalificação da linha férrea até 2026. Ele ressaltou, no entanto, que ainda existem desafios importantes a serem superados, como a realocação de famílias que ocupam trechos do traçado ferroviário.

“A ideia é que a gente faça um esforço para a obra da linha já estar pronta em 2026 e a gente estabeleça um caminho, porque aqui em Campina tem dois desafios adicionais: a gente tem que conversar com algumas famílias que estão ocupando uma área, e o prefeito já está fazendo esse contato […] e a outra é terminar a linha, adquirir o material rodante para, quem sabe, já em 2026, num cronograma arrojado, a gente já esteja com esse trem rodando”, completou o ministro.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande