Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/Sesi
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O SESI Museu Digital, localizado no Açude Velho, em Campina Grande, recebe a partir do dia 14 de julho, às 10h, a exposição “Macramê: a arte de arrochar o nó”, que segue aberta à visitação até o dia 10 de agosto.
A mostra reúne a beleza, a tradição e a força criativa do artesanato paraibano, sendo uma continuação do sucesso que foi destaque no Salão do Artesanato, durante o São João 2025.
Promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Museu Digital, a exposição conta com a parceria do SEBRAE, PAP, SETDE e Governo da Paraíba.
Com curadoria do designer Sérgio Matos e da estilista Carol Teixeira, e projeto arquitetônico assinado por Rosemildo Jacinto, a exposição apresentará cerca de 15 obras de artesãos das cidades de Araruna, Campina Grande e João Pessoa.
Além das peças artísticas, o público poderá conhecer, de forma digital e imersiva, a história da técnica do macramê e o percurso criativo dos artesãos envolvidos.
Algumas peças estarão disponíveis para venda em uma tenda especial no local, incentivando o consumo consciente e valorizando a economia criativa.
O macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual feita a partir do entrelaçamento de fios por meio de nós, sem o uso de agulhas ou máquinas. De origem árabe, a palavra migramah significa “franja ornamentada”.
Com o tempo, a prática se espalhou pelo mundo e se adaptou a diferentes contextos e culturas. Hoje, o macramê é símbolo de autenticidade, identidade e design sustentável, sendo preservado pelas mãos de artesãos que unem tradição e inovação.
Para o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, a realização da exposição é uma ação estratégica de valorização do fazer artesanal paraibano.
“É uma grande satisfação oferecer um espaço como o SESI Museu Digital para dar visibilidade ao talento dos nossos artesãos. O artesanato é uma expressão genuína da nossa identidade e merece ser reconhecido como parte da força produtiva da Paraíba. Com esta exposição, celebramos não só a arte, mas também a geração de renda, a criatividade e o empreendedorismo local.”
A exposição tem entrada gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.