Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Codecom-CG/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O posto de saúde montado no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo atendeu quase 3 mil pessoas ao longo dos 38 dias de festa, segundo balanço apresentado pelo diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana. Essa é a terceira edição consecutiva em que a estrutura de atendimento emergencial é disponibilizada no local, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde.
“O que a gente tem é uma coisa extremamente gratificante para toda a área da saúde. Quem ganha é o forrozeiro que está no Parque do Povo. Tivemos 2.990 atendimentos, com alguns encaminhamentos inclusive para o Hospital de Trauma”, afirmou Viana.
Entre os principais motivos para os atendimentos estão casos de intoxicação alcoólica, náuseas, vômitos e crises de pânico. Um dado que chamou atenção da equipe médica foi o perfil das ocorrências por consumo excessivo de álcool: 70% das pessoas atendidas eram mulheres.
“É algo que nos surpreendeu. A maioria dos casos de intoxicação alcoólica foi com público feminino, o que chama bastante atenção. Também atendemos muitas pessoas em crise de pânico por causa do contato com grandes multidões”, explicou o diretor.
O posto contou com leito de UTI equipado com cardiomonitor, desfibrilador e ventilador mecânico, além da presença do SAMU e da Ambulância do Coração Paraibano para encaminhamentos de emergência. Em um dos casos, um paciente chegou ao local já em óbito e foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
Segundo Sebastião Viana, a estrutura no Parque do Povo teve papel fundamental para aliviar a demanda nas unidades de saúde da cidade. “Se não fosse esse posto, esses atendimentos seriam levados ao Hospital de Trauma, UPAs ou hospitais municipais. Conseguimos evitar uma sobrecarga no sistema, garantindo atendimento rápido e eficiente para os forrozeiros”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.