Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Pascom/CG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Teve início nesta segunda-feira, 7 de julho, o Retiro Anual do Clero da Diocese de Campina Grande, momento de espiritualidade e renovação interior para os padres da diocese.
O retiro segue até a próxima sexta-feira, 11 de julho, no Convento Santo Antônio, Sítio Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
O pregador deste ano é Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, que conduz as reflexões com o tema: “Espiritualidade presbiteral à luz dos escritos de São João”.
Na abertura do encontro, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, acolheu os participantes e invocou as luzes do Espírito Santo para iluminar os trabalhos.
Em seguida, Dom Fernando dirigiu palavras de motivação para bem aproveitar este tempo de recolhimento e encontro com a vocação, consigo mesmo e com Deus.
Inspirado no Salmo 133, Dom Fernando destacou a alegria da fraternidade presbiteral: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmo 133,1).
Ressaltou também a importância do silêncio interior, recordando a experiência do profeta Elias, quando Deus se manifestou na “brisa suave”: “Houve um murmúrio de uma leve brisa. Ao senti-lo, Elias cobriu o rosto com o manto” (1 Reis 19,12-13).
O pregador recordou ainda a confiança daquele que se recolhe à presença de Deus: “Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus em quem confio” (Salmo 91,1-2). Por fim, trouxe palavras do prólogo da Regra de São Bento, sobre a necessidade de uma escuta atenta e interior: “Escuta, ó filho, os preceitos do mestre, e inclina o ouvido do teu coração”.
*pascom/cg
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.