Paraíba

Perigo: mais de 60 ocorrências com pipas foram registradas na rede elétrica na Paraíba

Da Redação com Ascom
Publicado em 1 de julho de 2025 às 14:22

energia eletrica

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Soltar pipa é uma das brincadeiras mais tradicionais e antigas entre as crianças, especialmente durante as férias escolares. No entanto, quando essa atividade é realizada em locais inadequados, pode trazer sérios riscos à segurança e causar transtornos à população.

De acordo com um levantamento da Energisa Paraíba, no primeiro semestre de 2025 foram registradas 62 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica do estado. Esses incidentes resultaram na interrupção do fornecimento de energia para aproximadamente 58 mil clientes.

O coordenador de saúde e segurança da Energisa, Lenildson Santos, alerta para a importância de escolher locais apropriados para a prática: “É fundamental que pais e responsáveis orientem as crianças a empinar pipas em áreas abertas, como parques e campos, longe da rede elétrica. Isso evita riscos de choques elétrico e garante que a diversão não se transforme em acidente ou em prejuízo para a comunidade”, destaca.

O coordenador também reforça que, em hipótese alguma, deve-se tentar retirar pipas presas em fios ou postes de energia.

“Somente profissionais autorizados e devidamente equipados podem realizar esse tipo de manutenção. Em caso de fios partidos ou falta de energia, imediatamente acione a Energisa pelo número 0800 083 0196”, orienta.

Além disso, o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, é extremamente perigoso e pode causar ferimentos graves, tanto para quem empina a pipa quanto para pedestres, ciclistas e motociclistas.

Férias escolares e segurança em casa

Além dos cuidados na hora de empinar pipa, é preciso estar atento aos acidentes domésticos, relacionados à energia elétrica. Por mais que as brincadeiras dentro de casa possam parecer mais seguras, equipamentos como videogame, computador, celular e tablet também merecem atenção. É muito importante que os pais não permitam que as crianças brinquem com esses equipamentos enquanto estão carregando na tomada.

“O uso de benjamins, conhecido popularmente como “T”, para ligar vários aparelhos na mesma tomada, junto com eletrodomésticos energizados estão entre os cenários favoráveis a um acidente. Por isso, pais ou responsáveis, devem evitar que as crianças liguem seus eletrônicos numa tomada só,” finaliza Lenildson.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande
×