Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Freepik
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A dica de leitura do professor e intelectual José Mário nesta semana é o livro Amizades Bibliográficas, de autoria do monteirense José Rafael de Menezes — nome de destaque nas letras paraibanas e pernambucanas. Membro da Academia Paraibana de Letras e da Academia Pernambucana de Letras, o autor é lembrado por sua vasta produção no campo do ensaio e da crítica literária.
Segundo José Mário, a obra de Menezes vai além de um simples registro bibliográfico. “Amizades Bibliográficas é uma verdadeira profissão de fé na literatura. Uma declaração de amor aos livros, com os quais ele conviveu a vida inteira”, destacou o professor. A obra, nas palavras do crítico, carrega a erudição e sensibilidade de quem se dedicou profundamente aos estudos e à cultura.
No livro, José Rafael de Menezes transita por nomes fundamentais da literatura paraibana, brasileira e universal. “Aqui nós vamos encontrar o autor interagindo com grandes vultos da criação literária, demonstrando toda a convivência que ele estabeleceu com esses nomes ao longo da sua existência”, afirmou.
A metáfora do livro como veículo que nos leva em todas as direções é retomada por José Mário para reforçar a importância da leitura. “Como diria Victor Hugo, o livro é uma arquitetura. Michel Gaultier o conceituou como partitura. E para Menezes, o livro é uma segunda alma — como bem definiu Machado de Assis”, citou.
Encerrando sua dica, o professor afirma que Amizades Bibliográficas “resume e distribui os valores da civilização” e, ao investir nas almas, “capta amizades”. Uma leitura indispensável para quem ama livros e acredita no poder transformador da literatura.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.