Fechar
O que você procura?
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A vereadora Eliza Virgínia (PL) quer dar o devido destaque a um prato da culinária regional da Paraíba: o rubacão, que pode virar uma iguaria oficial do estado por meio de um projeto de lei apresentado por ela durante a sessão dessa terça-feira (22), na Câmara Municipal de João Pessoa.
Conforme a parlamentar, o rubacão tem raízes no sertão, mas o sabor conquistou a capital e deve virar projeto de lei que promete dar mais visibilidade à gastronomia regional.
“A ideia é oficializar o rubacão como prato típico da Paraíba, com destaque especial para João Pessoa, onde o prato é amplamente apreciado e representa uma verdadeira conexão entre o interior e a cidade”, explicou.
Ela lembrou ainda que o rubacão, mistura saborosa de arroz, feijão verde ou macassa, carne de charque, linguiça (ou outras carnes salgadas) queijo coalho, nata e temperos é um prato carregado de identidade e memória afetiva. Surgido no sertão nordestino, ele atravessou gerações e chegou à mesa urbana como símbolo de resistência, simplicidade e sabor.
Para Eliza Virgínia, reconhecer o rubacão como patrimônio imaterial é também uma forma de valorizar a cultura alimentar paraibana. “Mais do que um prato, o rubacão representa a força do nosso povo, a criatividade na cozinha e o sabor da nossa história”, destacou a vereadora durante a apresentação da proposta.
Eliza Virgínia destacou também que trabalhar a valorização da culinária regional e fortalecer o turismo gastronômico na capital é um dos objetivos do Partido Liberal.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.