Paraíba

Memória: Rede Ita destaca a história da Avenida Floriano Peixoto, em Campina Grande

Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 8:18

Foto: ParaibaOnline

Continua depois da publicidade

Continue lendo

No quadro ‘Memória’, da Rede Ita, repercutido pela Rádio Caturité FM, os historiadores Ida Steinmuller e Vanderley Brito revisitaram a trajetória pela Avenida Floriano Peixoto, via principal de Campina Grande.

Vanderley ressaltou que “a Avenida Floriano Peixoto é a principal artéria da cidade e também pode ser considerada o primeiro arruado, pois foi no seu leito que se edificou o marco que deu origem à população”.

Ida complementou, lembrando que “a primeira obra de cal e pedra edificada na cidade foi o Cruzeiro, que simbolizou a posse oficial do Reino de Portugal sobre uma aldeola indígena”.

Ao longo das décadas, a avenida passou por diversas ampliações promovidas por diferentes prefeitos. Vanderley explicou que, nos anos 1940, o prefeito Vergniaud Wanderley iniciou uma expansão, e na década de 1950, Elpídio de Almeida se comprometeu, estendendo-se a via até o Alto Branco. Já nos anos 1980, Enivaldo Ribeiro e Ronaldo Cunha Lima promoveram novas expansões que resultaram nos 7 km atuais da avenida.

Apesar da relevância histórica, os historiadores questionam o nome da avenida. Ida destacou que “o nome Floriano Peixoto não possui representatividade local, e a via poderia homenagear figuras importantes da história de Campina Grande, como o fundador Teodoro de Oliveira Ledo ou Cristiano Lauritzen”.

Veja o vídeo.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas