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A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), publicou o resultado da primeira etapa do edital de fomento “Biliu de Campina 2024”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Foto: Rondinelle de Paula
O resultado Preliminar da Fase de Análise do Mérito do Projeto foi publicado no Semanário Oficial do Município, que pode ser visto através do link https://campinagrande.pb.gov.br/separata-do-semanario-oficial-13-de-novembro-de-2024/.
Posteriormente, essas e outras informações estarão disponíveis na plataforma Prosas, através do link: https://prosas.com.br/editais/14953-edital-de-fomento-biliu-de-campina-2024.
Agora, os 163 aprovados devem se atentar ao calendário das próximas etapas, que incluem:
Período para Interposição de Recursos (14, 18 e 19 de novembro de 2024);
Divulgação do Resultado Definitivo da Fase de Análise do Mérito do Projeto (20 de novembro de 2024)
Período de Apresentação Documental (18 a 28 de novembro de 2024);
Divulgação do Resultado Preliminar da Fase de Classificação Final (29 de novembro de 2024);
Período para Interposição de Recursos (02 a 04 de dezembro de 2024);
Período de Classificação Final e Convocação para Assinatura do Termo de Execução Cultural (05 a 16 de dezembro de 2024);
Período de Pagamento (12 a 30 de dezembro de 2024);
Prazo final para Apresentação do Relatório de Objeto da Execução Cultural (15 de agosto de 2025).
Vale salientar que, tendo em vista o montante total de verba e quantidade de projetos aprovados, haverá remanejamento de recursos, podendo, assim, haver um novo chamamento de proponentes.
O edital
O edital de fomento “Biliu de Campina 2024” visa incentivar a produção cultural, promovendo a diversidade e a inclusão, além de valorizar as manifestações artísticas da Rainha da Borborema, tornando-se mais uma ferramenta essencial para os artistas, coletivos e instituições que buscam desenvolver projetos inovadores e de relevância social para a cidade.
Além de fomentar a criatividade, a abertura do edital também proporciona a oportunidade de formação para os proponentes, permitindo que novas vozes e talentos sejam descobertos e incentivados.
Assim, o “Biliu de Campina 2024” torna-se um verdadeiro catalisador para o desenvolvimento cultural, promovendo um ambiente onde a arte e a cultura possam florescer e impactar positivamente a população campinense.
O edital possui valor total de R$ 1.494.950,87 (um milhão, quatrocentos e noventa e quatro mil, novecentos e cinquenta reais e oitenta e sete centavos), distribuídos da seguinte forma:
a) R$ 114.000,00 (cento e catorze mil) para cada uma das 10 categorias de linguagens artísticas e expressões culturais, dando o total de R$ 1.140.000,00 (um milhão, cento e quarenta mil);
b) R$ 55.960,70 (cinquenta e cinco mil, novecentos e sessenta reais e setenta centavos) para as Ações Formativas para qualquer categoria de linguagens artísticas e expressões culturais;
c) R$ 298.990,17 (duzentos e noventa e oito mil, novecentos e noventa reais e dezessete centavos) para Festivais, Mostras e Oficinas (ações em áreas periféricas, urbanas e rurais, bem como em áreas de povos e comunidades tradicionais – percentual de 20% deste edital).
Ao todo, 525 artistas campinenses se inscreveram. As linguagens artísticas e expressões culturais, que são contempladas no edital, tiveram as inscrições contabilizadas da seguinte maneira: Artes Cênicas (32); Música (100); Artes Visuais (43); Artesanato (29); Livro, Leitura e Literatura (56); Audiovisual (55); Linguagens Digitais (10); Cultura Popular (31); Cultura Afro-Brasileira (23); Cultura Urbana (17); Ações Formativas (46); Festivais, Mostras e Oficinas (83).
Esses números totalizam, assim, 525 inscrições, sendo, dentre elas: 132 pessoas negras, quatro indígenas e 11 pessoas com deficiência (PCD), respeitando as vagas de cotas.
Dúvidas
Para garantir que todos os inscritos tenham acesso às informações, a Secretaria de Cultura abriu um e-mail para sanar possíveis dúvidas no endereço: pnabsecultcg@gmail.com; bem como o telefone: (83) 3310-6808, com atendimento das 8h às 13h de segunda a sexta-feira.
Além disso, os artistas interessados no edital podem tirar as dúvidas presencialmente na sede da Secult, que fica localizada na Rua Santa Clara, S/N, ao lado do Terminal de Integração de Passageiros, também no horário das 8h às 13h.
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