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Vigilância Sanitária de João Pessoa oferta serviços de forma online

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 17 de abril de 2024 às 18:01

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Foto: Freepik

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A partir desta quarta-feira (17) os serviços da Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) passam a funcionar em uma nova plataforma online, a Aprova.

O atendimento virtual faz parte do programa ‘Papel Zero’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa e, além da redução do impacto ambiental, também visa melhorar o tempo de resposta aos cidadãos em 80%.

A nova plataforma pode ser acessada através do link: https://joaopessoa.aprova.com.br/home e, através dela, proprietários de estabelecimentos comerciais, responsáveis técnicos, contadores e outros profissionais podem solicitar e emitir a licença sanitária para diversos tipos de comércio atacadistas, como o de alimentos, de medicamentos, de produtos de saúde, de saneantes e de cosméticos.

“Além do processo de licenciamento sanitário, que acontece online, temos os serviços de atendimento ao contribuinte para esclarecimentos que funciona de forma presencial, das 8h às 14h, além de disponibilizar canais para formulação de denúncias, como a Ouvidoria Setorial da Saúde, através do número 160, e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão”, explica o gerente da GVS, Victor Viana.

Com o atendimento online, além do contribuinte não precisar se deslocar até a sede da Vigilância Sanitária Municipal, também será possível acompanhar todo o trâmite do processo de solicitação, dando ainda mais transparência ao serviço prestado.

Aprova – É uma plataforma de gestão digital e automação de processos do setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, a plataforma está presente em outras secretarias da Administração Municipal permitindo concessões de licenças ambientais para comércios, serviços, obras e atividades econômicas, através das Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Planejamento (Seplan).

O idealizador da plataforma, Marco Antônio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços públicos digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online. “A plataforma agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas, o que garante transparência ao requerente em toda a tramitação do processo”, destaca.

Ainda de acordo com o empresário, a tecnologia possibilita o parcelamento de impostos e taxas municipais, gerando mais eficiência, economia, atraindo novos investimentos no Município e aumentando a arrecadação.

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