Paraíba

Procon-JP fiscaliza supermercados para recolher marcas de azeites suspensas pelo Ministério da Agricultura

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 20 de março de 2024 às 20:25

procon joão pessoa

Foto: Secom/JP

Continua depois da publicidade

O Procon-JP está fiscalizando os supermercados da Capital para conferir se os estabelecimentos retiraram de circulação as 10 marcas de azeite de oliva extravirgem irregulares de acordo com determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A Medida Cautelar, respaldada pelo Decreto 11.130, prevê o recolhimento das seguintes marcas: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vicenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

 

A medida para recolhimento dessas marcas de azeite de oliva é um desdobramento da Operação Getsêmani, que identificou esquema ilícito de importação, adulteração, distribuição, embalagem, rotulagem e comercialização clandestina de azeite fraudado, ocorrida no início deste mês em todo País.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, explica que os fiscais percorreram dezenas de supermercados, mas não encontraram nenhuma das marcas em questão expostas nas prateleiras.

“Não houve nenhum recolhimento de nenhuma das marcas. Segundo os próprios comerciantes, os supermercados que comercializam alguma das marcas já fizeram o recolhimento tão logo foram notificados pelo Mapa”.

Os estabelecimentos que porventura ainda comercializam algumas das marcas previstas pelo Ministério devem fazer o recolhimento imediato e comunicar ao Mapa através do canal oficial Fala.BR para que seja feita a ação fiscal para a correta destinação dos produtos.

Consumidores – No caso dos consumidores que adquiriram alguns desses produtos, o Ministério recomenda que suspenda o consumo de forma imediata e, se assim desejar, podem solicitar a substituição.

Devem, ainda, comunicar ao Mapa através do Fala.BR, em qual estabelecimento e endereço foi adquirido o azeite de oliva em questão.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.