Paraíba

Chuvas deixam moradores ilhados na zona rural de Paulista, na Paraíba

Da Redação
Publicado em 5 de março de 2024 às 18:39

Imagem ilustrativa chuva joão pessoa

Foto: Kleide Teixeira/Secom/JP

Continua depois da publicidade

As recentes chuvas que atingiram a cidade de Paulista, localizada no Alto Sertão paraibano, deixaram os moradores da zona rural praticamente ilhados.

O transbordamento do Rio Piranhas, que corta o município, alagou a passagem molhada que conecta a zona urbana à rural, impedindo a circulação de carros, motos e pedestres na região.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a região recebeu mais de 70 milímetros de chuva na última semana, contribuindo para o transbordamento do rio e o consequente alagamento não apenas da passagem molhada, mas também de bares e restaurantes locais.

A preocupação dos moradores vai além da dificuldade de locomoção, incluindo a acessibilidade a estudantes e pessoas que necessitam de atendimento médico na zona rural.

Diante desse cenário, a prefeitura de Paulista foi acionada para possíveis ajustes na região visando prevenir futuros alagamentos. No entanto, o prefeito Valmar Arruda de Oliveira (PL) ressaltou as dificuldades financeiras do município para arcar com a realização da obra necessária.

Ele informou que a prefeitura já encaminhou solicitações ao governo estadual, federal e a senadores em busca de apoio para resolver o problema.

Enquanto isso, a prefeitura está adotando medidas paliativas, como a compra de coletes salva-vidas, para garantir a segurança dos estudantes que precisam atravessar o rio em canoas.

*com informações do G1 Paraíba

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.