Esportes

Unifacisa perde e se despede da temporada 23/24 do NBB

Da Redação com Ascom
Publicado em 25 de abril de 2024 às 23:53

basquete unifacisa

Foto: Ascom/Unifacisa

Dia de decisão em Campina Grande. O basquete Unifacisa recebeu o São Paulo, na Arena, na noite desta quinta-feira, em partida válida pelo jogo 3 das oitavas de final do NBB Caixa.

Só a vitória interessava para as duas equipes, com o vencedor carimbando sua classificação para as quartas de final.

O primeiro quarto foi bem equilibrado, mas com a Unifacisa levando a melhor. Já o segundo foi todo do São Paulo, que soube impor o seu ritmo de jogo e abrir vantagem.

A volta do intervalo foi marcada pela reação da Unifacisa, que entrou determinada a alcançar a virada.

A equipe lutou, pouco a pouco foi diminuindo a diferença até encostar no placar. Mas o São Paulo soube ter a frieza necessária para converter as bolas cruciais, segurar a reação paraibana e garantir a classificação.

Com o resultado a Unifacisa se despede da temporada 23/24 do NBB Caixa. A equipe teve uma de suas melhores temporadas regulares.

Teve o melhor aproveitamento em casa, com 15 vitórias e uma sequência de 11 jogos invictos.

Com o bom desempenho no primeiro turno, a equipe conseguiu mais uma classificação para a Copa Super 8 onde fez a sua melhor campanha no torneio, desbancando o Franca, atuais campeões, e Minas, ambos fora de casa, chegando até a Final e conquistando o vice-campeonato.

Uma temporada, que apesar da eliminação prematura, carrega com orgulho o nome de Campina Grande da Paraíba para todo o Brasil.

O jogo

1º Quarto – Unifacisa 28 x 23 São Paulo

O São Paulo abriu o placar do jogo no contra-ataque, após recuperar o rebote defensivo, Ansaloni cruzou a quadra e conseguiu o espaço na área pintada para anotar os primeiros 2 pontos do jogo. A resposta da Unifacisa veio com David Nesbitt, que não tomou conhecimento da marcação, foi para a enterrada, conseguindo os 2 pontos mais a falta.

O time de Campina Grande aumentou a intensidade e imprimiu um bom volume de jogo, explorando o arremesso do perímetro onde a equipe converteu 3 vezes, abrindo uma leve vantagem.

O time paulista diminuiu usando a área pintada com o arremesso intermediário, convertendo 75% dos chutes tentando na região, encostando no placar.

A Unifacisa voltou construir uma pequena vantagem com Nesbitt, que soube brigar pelo espaço no garrafão adversário, anotando mais 6 pontos para um aproveitame nto de 69%.

Quem também se destacou no período foi o capitão André Góes, com 9 pontos, 4 rebotes, 2 assistências e 2 bolas de 3.

2º Quarto – Unifacisa 12 x 31 São Paulo

O São Paulo começou forte o segundo período, atacando em velocidade a equipe conseguiu anotar uma corrida de 9 pontos, puxados por Bennet que marcou 6, colocando o tricolor na frente pela primeira vez no jogo.

A reação da Unifacisa veio com André Góes, que manteve o bom aproveitamento do período anterior, convertendo mais uma bola tripla e somando 5 pontos para os paraibanos.

Mas o São Paulo soube trabalhar melhor a bola e com isso pode ter uma melhor escolha de arremessos, com 4 jogadores com um aproveitamento de 100% e 5 pontos ou mais, o tricolor manteve a liderança e abriu vantagem sobre os paraibanos.

3º Quarto – Unifacisa 24 x 20 São Paulo

A Unifacisa voltou do intervalo trabalhando melhor a bola, buscando as jogadas mais coletivas e as bolas de segurança no garrafão, onde a equipe teve um aproveitamento de 85% nos arremessos.

A equipe também conseguiu pressionar melhor na defesa e forçou uma série de erros do adversário e usando o contra-ataque para capitalizar, chegando a diminuir um pouco a diferença.

Já o São Paulo apostou nos arremessos de 3 pontos, conseguindo converter 4 vezes em momentos chave, segurando a reação Campinense.

4º Quarto – Unifacisa 18 x 14 São Paulo

O time paraibano entrou no período final determinado a alcançar a virada, imprimindo um ritmo forte de jogo, a equipe converteu 3 vezes seguidas do perímetro, com Vithinho, Antônio e Rachel para uma corrida de 9 pontos, diminuindo a diferença para 3.

A pressão defensiva da Unifacisa também aumentou e a equipe continuou forçando os erros do São Paulo.

Antônio aproveitou a oportunidade gerada pela defesa, chamou a jogada individual e não tomou conhecimento do marcador, convertendo mais 2 pontos e diminuindo a diferença para 1.

Mas o São Paulo reagiu com Ansaloni, trabalhando bem no garrafão, anotando 4 e colocando a diferença em 5.

Daí em diante o time paulista só precisou administrar o jogo para vencer a partida e selar a classificação.

“Tivemos um primeiro tempo muito abaixo e eles acabaram ficando muito confortáveis na partida. Mas nossa equipe não desistiu, buscamos o resultado o tempo inteiro, chegamos a encostar no placar, mas eles foram superiores no jogo, assim como foram no primeiro. É um resultado difícil de aceitar, muito abaixo do que a gente planejou para nós, até pela atuação na Copa Super 8 onde mostramos que tínhamos time para jogar de igual para igual com as equipes da ponta da tabela, mas acabamos falhando quando não podíamos. temos também que dar o mérito a equipe do São Paulo, são jogadores muito qualificados que fizeram uma grande série”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.