Esportes

São Paulo vence e empurra o Grêmio para zona de rebaixamento

Da Redação*
Publicado em 17 de maio de 2025 às 23:22

são paulo

Foto: Paulo Pinto / São Paulo FC

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O São Paulo engatou após um 1º tempo morno, no Morumbis, e venceu o Grêmio de virada por 2 a 1, na noite deste sábado (17), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arboleda deixou tudo igual e André Silva decretou a virada. O empate saiu aos 3 minutos do segundo tempo, enquanto a virada aconteceu aos 39.

Aravena abriu o placar para o Grêmio antes do intervalo. Em contra-ataque rápido, o atacante deixou dois marcadores na saudade e finalizou rasteiro.

Antes do apito inicial, um minuto de silêncio foi prestado em homenagem à tragédia familiar do técnico Mano Menezes. O comandante da equipe gaúcha foi dispensado da partida, após os enteados de sua filha serem vítimas de um acidente de carro. Sidnei Lobo, auxiliar técnico, foi quem comandou o time.

Com o resultado, o Tricolor Paulista salta para a 9ª colocação, com 12 pontos. O Grêmio fica na zona de rebaixamento, em 17º, com 9 somados.

O São Paulo volta a campo contra o Náutico, na próxima terça-feira, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio dos Aflitos. A equipe de Zubeldía venceu na ida por 2 a 1.

Já o clube de Porto Alegre recebe o CSA na Arena, no mesmo dia e pela mesma etapa da Copa do Brasil. No entanto, o Grêmio terá de reverter uma derrota por 3 a 2.
São Paulo pega ‘no tranco’ e vira sobre o Grêmio

O São Paulo começou melhor, controlou as ações e chegou perto de marcar contra o Grêmio duas vezes, inclusive antes dos 10 minutos. Com mais posse de bola e pressão na área adversária, parecia que seria questão de tempo até o Tricolor Paulista abrir o placar. Porém, das 11 finalizações no 1º tempo, apenas duas foram em direção ao gol, e Volpi agarrou.

A equipe gaúcha se defendeu como pôde, correu atrás da bola durante quase toda a etapa, e abriu o placar no contra-ataque. A estratégia bem definida foi coroada pela eficiência de Alexander Aravena no ataque, que concluiu apenas uma vez contra a meta de Rafael, antes do intervalo.

A equipe paulista ajustou a pontaria no segundo tempo, deixando tudo igual no marcador em jogada aérea, quando o relógio apontava apenas 3 minutos. Depois disso, o São Paulo teve pressa pela virada e, no ímpeto de buscar o segundo gol, errou muito na troca de passes.

O contragolpe seguiu sendo a única opção dos visitantes, sem criatividade para construir jogadas. Nem mesmo as mudanças promovidas por Sindei Lobo conseguiram tirar o Grêmio do campo de defesa.

Por fim, uma falha da defesa do Tricolor Gaúcho decretou o resultado positivo para os paulistas. Luciano foi derrubado na área, e a arbitragem marcou pênalti com o auxílio do VAR. André Silva converteu e decretou a vitória.

Lances importantes

Passou perto! Na primeira finalização da partida, aos 10 segundos, André Silva arriscou uma bomba de fora da área, de pé esquerdo, e assustou o goleiro Volpi.

Volpi no lance! Oscar fez belo cruzamento, André Silva recebeu em boa condição, mas se atrapalhou e caiu. No chão, tentou finalizar, mas Volpi estava bem colocado e encaixou a defesa.

0x1 de contra-ataque. O São Paulo perdeu a bola no ataque, deixou um buraco na marcação, e Aravena foi lançado sozinho, em velocidade, nas costas de dois marcadores. O atacante levou a melhor, ficou cara a cara com Rafael e bateu no cantinho esquerdo do goleiro, que se esticou, mas não conseguiu impedir o gol.

Volpi de novo! Após outro belo cruzamento de Oscar pela direita, Enzo Díaz disputou no alto com a zaga gremista, e a sobra ficou com Luciano, que finalizou. Mais uma vez, o goleiro impediu o ataque do SPFC.

1×1 de cabeça. Enzo Díaz cobrou falta próxima ao bico direito da área adversária com categoria. Entre dois zagueiros, Arboleda apareceu livre para testar a bola no fundo da rede de Volpi, que nem se mexeu.

2×1 de pênalti. André Silva cobrou penalidade com categoria, sem chances de defesa para Volpi.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 x 1 GRÊMIO
Data e horário: 17/05/2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
Competição: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Morumbis, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Público: 34.579 pagantes
Renda: R$ 1.713.422,00
Cartões amarelos: Pablo Maia, Luciano, Zubeldí (SPO); Villasanti, Jemerson, Volpi (GRE)
Gols: Alexander Aravena, do Grêmio, aos 36’/1ºT; Arboleda, do São Paulo, aos 3’/2ºT; André Silva, do São Paulo, aos 39’/2ºT
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino, Enzo Díaz; Marcos Antônio (Pablo Maia, Lucca), Alisson, Oscar (Bobadilla), Lucas Ferreira (Cédric); Luciano, André Silva. Técnico: Luís Zubeldía.
Grêmio: Volpi; João Pedro (Ronald), Jemerson, Wagner Leonardo, Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo), Monsalve (Arezo), Alysson (Pavón), Aravena (Amuzu); Braithwaite. Técnico: Sidnei Lobo.

* LIVIA CAMILLO (UOL/FOLHAPRESS)

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

Continue lendo

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande