Esportes

Nos EUA: Seleção inicia preparação para Copa América

Da Redação*
Publicado em 30 de maio de 2024 às 13:26

dorival junior técnico da seleção

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Os jogadores convocados por Dorival Júnior vão iniciar nesta quinta-feira (30) a preparação para a disputa da Copa América. Os atletas que atuam no exterior serão os primeiros a se apresentar na Flórida.

Em entrevista à CBF TV, o coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas, Rodrigo Caetano, contou como será a preparação da Amarelinha em busca do décimo título da Copa América.

A competição continental entre Seleções mais antiga do mundo será aberta no dia 20. A estreia do Brasil vai ser contra a Costa Rica, em Los Angeles, no dia 24. Até lá, a Seleção ficará baseada em Orlando se preparando para o torneio. Neste período, o time fará dois amistosos. O primeiro será contra o México, no dia 8, no Texas. Já o segundo será diante dos Estados Unidos, em Orlando, no dia 12.

Os jogadores que defendem os clubes brasileiros chegarão na segunda-feira (3). Já Éder Militão, Rodrygo e Vinicius Junior vão se apresentar na quarta-feira (5). Eles estão concentrados com o Real Madrid, que decide contra o Borussia Dortmund o título da Champions League, no sábado (1), em Londres.

Base na Flórida

Vamos ter um ótimo período de preparação, tanto para os amistosos quanto para a disputa da Copa América. Tudo isso foi muito planejado e, obviamente, que tem um investimento também da CBF e a aprovação do presidente Ednaldo Rodrigues para toda a nossa programação.

Nós optamos por ter uma sede nos Estados Unidos, na Flórida, justamente porque teremos os amistosos que antecedem o início da Copa América. Vamos contar com um complexo esportivo que atende frequentemente os grandes clubes do futebol mundial e de outras modalidades também.

Harmonia

A gente enxerga que esse período mais longo nos traz possibilidades de um número maior de sessões de treino. O Dorival Júnior e a comissão técnica vão ter mais tempo para executar ou pelo menos praticar a ideia de jogo deles. Fora isso, também teremos que ter atenção com outras questões para mantermos um convívio harmonioso durante todo o período.

Vamos ter um psicóloga para trabalhar um pouco mais os aspectos emocionais. Esse período mais longo vai ajudar para essas questões serem melhor trabalhadas. Vamos potencializar essa questão de união e fortalecimento das relações humanas. Isso é ótimo.

Teremos sempre as nossas regras muito claras em prol de um bom ambiente. Vamos ter quase 48 dias juntos, já que esperamos chegar na final no dia 14 de julho.

Objetivos
Teremos um período de treinamento semelhante ao de uma Copa do Mundo. Não temos dúvida nenhuma que esse período maior nos possibilita estabelecer uma base, fazer um diagnóstico e até uma evolução do trabalho.

Agora, talvez, seja o grande período de trazer uma solidez para esse trabalho e trazer realmente expectativas muito boas para as Eliminatórias, que vão começar em seguida.

* Ascom/CBF

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.