Esportes

Justiça derruba proibição de torcida em jogos do Santa Cruz-PE e Sport

Da Redação*
Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 14:15

torcidas brigas

Foto: redes sociais

Continua depois da publicidade

O TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) derrubou a decisão do governo de Pernambuco de impedir a presença de torcedores nas próximas cinco partidas do Santa Cruz e nas próximas cinco do Sport.

A proibição havia sido anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) como resposta aos atos de violência vistos no fim de semana, no Recife, antes da partida entre os clubes rivais.

O veto à decisão de portões fechados foi determinado pelo desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. Ele estipulou ainda que o sistema de biometria e reconhecimento facial dos torcedores seja implantado até 1º de março, sob multa de R$ 100 mil por partida em caso de descumprimento.

Dessa maneira, não havendo nova reviravolta jurídica, o Sport poderá ter torcedores em seu jogo marcado para a noite de terça-feira (4), contra o Fortaleza, na Ilha do Retiro, no Recife, pela Copa do Nordeste. Já o próximo compromisso do Santa Cruz está marcado para sexta (7), contra o Jaguar, pelo Campeonato Pernambucano, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

A disputa jurídica é decorrente das brutais cenas vistas no último sábado, em diversos pontos do Recife, antes do clássico realizado no estádio Arruda. Houve brigas em múltiplos locais e um caso de violência sexual coletiva documentado em vídeo. Um homem continua internado, estável. Treze torcedores presos em flagrante tiveram as prisões convertidas em preventivas na última segunda (3).

A situação levou Lyra a definir que as próximas partidas de Santa Cruz e Sport seriam realizadas sem público estava vetada até a torcida adversária. “Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado”, disse a governadora, defendendo que a decisão era necessária durante a realização da implantação do sistema de reconhecimento facial.

Clubes e a FPF (Federação Pernambucana de Futebol) protestaram. A federação estabeleceu que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano serão disputados com torcida única, porém considerou que a medida anunciada pelo governo, “além de desproporcional, penaliza injustamente milhares de torcedores”. O Sport judicializou a questão e obteve decisão favorável.

* FOLHAPRESS

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas