Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
O Brasileirão tem novo líder e ele atende pelo nome de Fortaleza: a equipe fez o Bragantino de vítima na noite deste sábado (17), venceu o time paulista por 2 a 1 fora de casa e, além de alcançar 10 jogos de invencibilidade na temporada, ultrapassou o Botafogo na ponta da classificação.
Com o resultado, a equipe de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 45 pontos e superou os cariocas, que ainda jogam na rodada e somam 43. O time de Pedro Caixinha, por outro lado, estacionou nos 27 pontos e se manteve no meio da tabela.
Pochettino e Lincoln marcaram na etapa inicial, mas Breno Lopes entrou nos minutos finais e, como de praxe, decidiu: ele recebeu passe em diagonal, invadiu a área e garantiu a vitória já no início dos acréscimos do 2° tempo.
Os times voltam a jogar no meio da semana, desta vez em decisões das oitavas de final da Sul-Americana. O Bragantino encara o Corinthians em Itaquera precisando reverter uma desvantagem de 2 a 1, enquanto o Fortaleza recebe o Rosario Central depois de empatar no duelo de ida.
Como foi o jogo
O 1° tempo foi frenético e com um gol para cada lado. Os dois times mostraram vontade de atacar, incomodaram os goleiros e balançaram as redes de maneiras diferentes: os visitantes inauguraram o marcador após bobeada do rival, enquanto os mandantes deixaram tudo igual em cobrança de pênalti. A única falta mais forte nos primeiros 45 minutos foi protagonizada por Pikachu, que entrou de maneira imprudente em Vinicinho e recebeu amarelo.
Na etapa final, o ritmo caiu, mas duas das cinco substituições de Vojvoda surtiram efeito: Kervin e Breno Lopes. Os dois foram acionados e participaram, com assistência e gol, do lance que decretou a vitória dramática dos visitantes.
Gols e destaques
Homenagem feita (e interrompida). O jogo começo frenético ao ponto de o narrador Odinei Ribeiro, do Premiere, não conseguir completar uma homenagem ao apresentador Silvio Santos: ele entoou parte do hit “Silvio Santos vem aí” assim que a bola rolou, mas Moisés, aos oito segundos de jogo, assustou o gol dos mandantes após rebatida na entrada da área.
Goleiro vira herói. Sem o titular Cleiton e o reserva imediato Lucão disponíveis, coube a Fabrício a missão de fechar a meta do Bragantino — e ele começou brilhando. O camisa 37 fez quatro boas defesas antes dos 20 minutos em meio à blitz do Fortaleza, incluindo duas intervenções no mesmo lance.
Kayzer garçom e Pochettino artilheiro pós-lambança. Os visitantes abriram o placar aos 25 minutos em uma inversão de papéis após trapalhada do Bragantino. Hurtado tentou recuar para Douglas Mendes, mas tocou muito forte e viu o companheiro escorregar. Melhor para o centroavante Renato Kayzer, que ficou com a bola, fez as vezes de garçom e serviu Pochettino: acostumado a dar assistências aos companheiros, o meia mostrou faro de gol, deslocou Fabrício e abriu o placar: 1 a 0.
Paulistas empatam de pênalti. Os donos da casa se lançaram ao ataque e, martelando João Ricardo, igualaram o marcador aos 37 minutos, logo depois de Vinicinho ser derrubado por Pochettino dentro da área e a poucos passos do árbitro Alex Gomes Stefano. Lincoln, com categoria, bateu cruzado e estufou as redes do adversário: 1 a 1.
Ritmo cai, e técnicos mexem. Depois de um 1° tempo eletrizante, o duelo voltou mais truncado pós-intervalo. Resultado? Os dois técnicos mexeram no setor ofensivo de seus elencos: Caixinha agiu primeiro e acionou Lucas Evangelista, Mosquera e Vitinho, enquanto Vojvoda respondeu com os velozes Breno Lopes e Machuca nos lugares de Pikachu e Moisés.
Bragantino melhora (e Helinho entra). Aos poucos, os paulistas passaram a ocupar o campo rival em jogadas construídas, principalmente, com velocidade. Em meio aos pequenos sustos, Helinho, titular absoluto da equipe e poupado diante da maratona de jogos, foi chamado pela comissão do Bragantino e entrou no lugar de Thiago Borbas — com a mudança, Mosquera fez a função de centroavante e ficou no quase aos 43 minutos, quando Titi evitou o pior já quase que em cima da linha.
Breno Lopes entra e decide. Titular habitual de Vojvoda, o atacante fez valer sua fama de decisivo: ele recebeu passe açucarado de Kervin Andrade, invadiu a área e deslocou Fabrício, garantindo a vitória do Fortaleza com uma boa dose de drama — e com direito a confusão do árbitro em meio à checagem do lance.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1×2 FORTALEZA
Data e horário: 17 de agosto de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Competição: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Luanderson Lima Dos Santos e Thiago Rosa De Oliveira
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Helinho, Lucas Evangelista, Mosquera (BGT); Pikachu, Titi, Breno Lopes, Kuscevic (FOR)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Pochettino (FOR), aos 25 min do 1° tempo; Lincoln (BGT), aos 37 min do 1° tempo; Breno Lopes (FOR), aos 45 min do 2° tempo
BRAGANTINO: Fabrício; Hurtado, Douglas Mendes, Eduardo Santos e Luan Cândido; Raul, Jhon Jhon (Mosquera) e Lincoln (Chumbinho); Gustavinho (Lucas Evangelista), Thiago Borbas (Helinho) e Vinicinho (Vitinho). Técnico: Pedro Caixinha
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Zé Welison, Lucas Sasha (Pedro Augusto) e Pochettino (Emmanuel Martínez); Pikachu (Machuca), Renato Kayzer (Kervin Andrade) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
* Uol/folhapress
♦ Siga nosso Instagram: @paraiba_online
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.