Esportes

Flamengo vence Racing e sai na frente por vaga na final da Libertadores

Da Redação*
Publicado em 22 de outubro de 2025 às 23:43

flamengo x racing

Foto: Conmebol

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Flamengo e Racing faziam um jogo nervoso e sem gols, mas Carrascal apareceu, balançou as redes nos minutos finais do 2º tempo e garantiu a vitória brasileira com uma boa dose de drama por 1 a 0 em um Maracanã lotado. O embate abriu a semifinal da Libertadores.

O duelo ainda teve dois gols anulados, um para cada lado — o dos visitantes, por falta, e o dos mandantes, por impedimento milimétrico de Samuel Lino.

Os times lutam pela sobrevivência no torneio na próxima quarta, desta vez em Avellaneda. O duelo no El Cilindro terá início às 21h30 (de Brasília).

Palmeiras e LDU são os outros semifinalistas. Brasileiros e equatorianos iniciam a batalha pela outra vaga na final nesta quinta-feira, em Quito.

Jogo grande, nervosismo grande

Flamengo e Racing fizeram um 1º tempo tenso e com alternância de poder em um Maracanã lotado. Usando e abusando das faltas, os argentinos surpreenderam com marcação alta e chegaram a assustar nos primeiros minutos, mas os brasileiros colocaram a bola no chão e melhoraram ao longo do embate. O único susto visitante, de fato, ocorreu em um escanteio que contou com milagre de Rossi aos 33 minutos.

Na etapa final, o rubro-negro melhorou e até amargou um gol anulado por questão de centímetros, mas saiu vitorioso a partir de Carrascal pouco antes dos acréscimos. O duelo também teve uma bola na rede invalidada pelo lado dos argentinos, que não pouparam nas reclamações a Jesús Valenzuela.

Gols e destaques

Não é ataque contra defesa… O duelo começou equilibrado e com o Racing compacto: fazendo ligações rápidas com a bola e apertando a defesa carioca sem ela. Foi desta maneira que a equipe de Gustavo Costas assustou duas vezes antes dos 15 minutos, mas Maravilla Martínez estava impedido em um lance e errou a cabeçada pouco tempo depois. Os mandantes tentaram responder com um inspirado Carrascal, que obrigou Cambeses a fazer boa defesa.

Flamengo melhora. Aos poucos, o rubro-negro neutralizou o ímpeto dos visitantes, controlou a posse de bola e, mesmo sofrendo faltas em sequência, passou a agredir a meta rival com mais contundência — principalmente a partir do lado esquerdo. Arrascaeta, pressionado por dois argentinos, chegou a acertar a trave em chute já na pequena área, e Luiz Araújo, em posição de impedimento, errou o alvo por pouco.

Rossi aparece. Os brasileiros quase foram vazados aos 33 minutos em um dos pontos fortes do Racing: a bola parada. Em escanteio à meia altura cobrado na ponta direita por Almendra, Solari, com certa liberdade, ajeitou o corpo e bateu cruzado de primeira, mas Rossi apareceu de maneira providencial e espalmou.

Pedro, acrobata, esquenta Maraca. O Fla voltou a martelar o adversário nos minutos finais do 1º tempo, mas não conseguiu balançar as redes pela falta de pontaria e por um atento Cambeses, que trabalhou em ao menos duas vezes. Na última delas, já nos acréscimos, Pedro conseguiu encaixar uma finalização completamente desajeitado e de costas, mas parou no camisa 25 antes de esquentar de vez os torcedores no Maracanã.

Cotovelada tira gol do Racing. Os argentinos voltaram do intervalo apostando ainda mais na bola parada — e quase colheram os frutos. Em novo escanteio da direita, desta vez cobrado com muita altura por Martirena, Sosa subiu mais do que todo mundo, mas usou o cotovelo na nuca de Carrascal antes de cabecear e, mesmo superando Rossi, acabou cometendo falta no atacante, segundo Jesús Valenzuela.

Reservas rubro-negros entram (e infernizam). Filipe Luís não demorou para acionar seus reservas de luxo, e Ayrton Lucas, Samuel Lino, Plata e Bruno Henrique entraram nas vagas de Alex Sandro, Arrascaeta, Luiz Araújo e Pedro. Com energia de sobra, o quarteto reacendeu o Fla, que voltou a atormentar a vida do Racing. Três deles, aliás, protagonizaram uma chance de ouro aos 32 minutos: Plata foi até a linha de fundo e cruzou para o meio da área — a bola bateu em Bruno Henrique e sobrou para Samuel Lino, que bateu forte. O problema é que Cambeses praticou linda defesa e jogou para escanteio.

Samuel Lino capricha, mas gol é anulado. O rubro-negro chegou a balançar as redes pouco depois do milagre argentino, mas um detalhe tirou o gol de Samuel Lino: o atacante recebeu lindo lançamento de Erick Pulgar e, em condição irregular, teve gol anulado por questão de centímetros.

Carrascal desafoga com gol heroico. O duelo se encaminhava para o empate, mas Carrascal coroou uma atuação elétrica com gol. Depois de Bruno Henrique ser bloqueado no um contra um diante de Cambeses, a bola sobrou para o colombiano, que bateu para o gol e contou com desvio para enlouquecer o Maracanã: 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1×0 RACING
Data e horário: 22 de outubro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Competição: ida da semifinal da Libertadores
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Carlos Aníbal Orbe Ruiz (EQU)
Cartões amarelos: Ayrton Lucas (FLA); Sosa, Zuculini (RAC)
Gols: Carrascal (FLA), aos 43 min do 2º tempo
FLAMENGO: Rossi; Varela (Emerson Royal), Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (Samuel Lino); Luiz Araújo (Plata), Carrascal e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís
RACING: Cambeses; Martirena, Colombo, Rojo e Rojas (Mura); Sosa, Zuculini e Almendra (Nardoni); Solari (Zaracho), Conechny e Maravilla Martínez (Balboa). Técnico: Gustavo Costas

* Bruno Braz e Bruno Madrid (Uol/Folhapress)

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

Continue lendo

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande