Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai transferir o confronto entre Peñarol e Botafogo, pela semifinal da Libertadores, para o estádio Centenário, em Montevidéu, nesta quarta-feira (30), às 21h30. O segundo duelo entre os dois times estava previsto inicialmente para ocorrer no estádio Campeón Del Siglo, porém foi alterado por questões de segurança.
Além disso, o clube uruguaio recebeu nesta terça-feira (29) um comunicado da entidade informando que o jogo terá a presença das torcidas das duas equipes.
O governo uruguaio concordou com a mudança. De acordo com o diretor da Polícia Nacional, José Manuel Azambuya, a troca dará as garantias de segurança necessárias.
“É uma partida de alta complexidade. Diante dessa situação, entendemos que no estádio Campeón del Siglo não poderiam jogar as duas parcialidades, e (a partida) teria que ser disputada apenas com parcialidade local, ou seja, a torcida do Peñarol”, disse Azambuya.
“A Polícia Nacional e o Ministério do Interior estão de acordo (com o jogo no Centenário), porque é um lugar que dá condições. Fizemos muitos eventos lá, temos a experiência e entendemos que, pela estrutura e pela localização, haveria possibilidades e garantias de jogar as partidas com as duas torcidas”, acrescentou o diretor da polícia.
Uma semana após as cenas de confusão e violência no Rio de Janeiro com torcedores uruguaios, o Ministério do Interior do Uruguai havia anunciado a proibição de que torcedores do Botafogo compareçam ao estádio Campeão do Século.
Em comunicado nesta segunda-feira (28), o ministro Nicolas Martinelli disse que, “diante dos incidentes violentos no Rio” e “por razões de segurança para evitar possíveis represálias que poderiam desencadear mais distúrbios”, proibirão a entrada dos botafoguenses.
“Os acontecimentos no Rio desencadearam eventos que aumentam o clima hostil e que evidenciam o alto risco que existiria” em um possível encontro dessas torcidas, escreveu Martinelli, ministro do governo de Luis Lacalle Pou, nas redes sociais.
Em nota, o Botafogo se disse surpreso e acrescentou que considera o Uruguai “um país que tem todas as condições de garantir que a partida possa acontecer em segurança”. O governo uruguaio diz que a orientação para impedir os torcedores do Botafogo veio após avaliação das próprias forças de segurança locais.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) respondeu e exigiu que a torcida seja recebida.
Há uma semana, mais de 280 torcedores do Peñarol foram detidos na zona norte do Rio de Janeiro, depois de uma briga generalizada na orla do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. A maioria foi liberada, mas cerca de 20 ainda segue detida.
* FOLHAPRESS
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.