O que você procura?

Fechar

Entretenimento

Feira de Pretas e Pretos movimenta Centro Histórico em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 9 de outubro de 2026 às 17:15

centro historico joao pessoa

Foto: Secom-JP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), realiza neste sábado (10) mais uma edição da Feira de Artistas Pretas e Pretos, no Centro Histórico.

O evento, que integra o calendário fixo de ocupação cultural da cidade, acontece semanalmente na Avenida General Osório, a partir das 15h, reunindo uma série de atrativos voltados à valorização do afroempreendedorismo e da economia criativa.

“Essa feira é uma ação muito especial que nós fazemos focados na valorização do empreendedorismo de artistas pretas e pretos. A Funjope tem todo um trabalho de acolhimento e cuidado com a comunidade de origem afrobrasileira. Para se ter ideia, já realizamos diversos editais voltados para artistas pretas e pretos. Agora mesmo, na Lei Aldir Blanc, fizemos um edital especialmente dedicado a esses artistas e temos um trabalho de acolhimento, estímulo e proteção para a Marcha da Negritude e todas as comemorações relativas às garantias de direitos da comunidade de origem afrobrasileira”, inicia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Agora – conforme o gestor – a Prefeitura está potencializando a produção dessas mulheres no Centro Histórico, especificamente na Avenida General Osório, ambiente que vem se transformando num lugar específico de cultura todos os sábados.

“Esse é um trabalho que fazemos a partir da orientação do prefeito Leo Bezerra e que vem dando certo. Então, essas mulheres empreendedoras, todas de origem negra ou indígena, são, dessa forma, valorizadas com seus produtos que têm muita qualidade. Não é um artesanato comum, é um artesanato diferenciado que elas conseguem trazer para o mercado de João Pessoa e, com isso, desenvolver a economia e uma renda própria”, acrescenta o diretor.

Moradores e turistas que visitarem a Feira poderão conferir de perto o talento, a originalidade e a dedicação dos expositores e artesãos locais numa iniciativa que funciona como vitrine para a produção local e, além da visibilidade, contribui para o comércio da produção desses empreendedores.

A programação traz destaques como moda e diversidade, com uma ampla variedade de acessórios étnicos, bijuterias exclusivas e artigos que têm forte ligação com a ancestralidade e a cultura negra.

Também há peças exclusivas de artesanato, confeccionadas por empreendedoras e empreendedores pretos da Capital. Já no quesito gastronomia, há opções culinárias com sabores tradicionais.

A Feira de Pretas e Pretos confirma o compromisso da gestão municipal de descentralizar o acesso à cultura, revitalizando os espaços públicos da cidade através da arte e gerando renda para os produtores independentes.

Feira – A feira faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da cultura e da arte no Centro Histórico, território que concentra, aos sábados, uma programação diversificada, com atividades como o Sabadinho Bom, o Samba na Praça, a Batalha do Beco, na Praça Rio Branco, além de shows de rock.

A ação envolve a participação integrada da Funjope e das Secretarias de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), Comunicação (Secom) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que atuam no fortalecimento da infraestrutura e na consolidação de ações permanentes na área central da cidade.

História – A Feira Preta surgiu no contexto do movimento de mulheres negras na Paraíba com a proposta de apoiar afroempreendedores e artistas pretas e pretos, promovendo a venda e a exposição de produtos dentro de uma perspectiva de economia colaborativa.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba