Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O fenômeno do cangaço, um dos capítulos mais emblemáticos da história social brasileira, será tema de uma live especial no canal do professor Márcio Caniello no YouTube, no dia 14 de abril de 2026, às 20h.
O encontro reunirá o jornalista e pesquisador Humberto Mesquita e o poeta e cordelista Moreira de Acopiara, que lançam a obra “Histórias do Cangaço em Prosa e Cordel”, uma abordagem inovadora que mescla narrativa em prosa e poesia popular para revisitar episódios marcantes do cangaço.
Um fenômeno histórico que atravessa gerações
Embora tenha ocorrido entre o final do século XIX e a década de 1930, restrito ao sertão nordestino, o cangaço permanece vivo no imaginário nacional. Figuras como Lampião e Maria Bonita consolidaram-se como símbolos culturais, perpetuados tanto pela história quanto pela literatura e pelas artes populares.
A relevância do tema também se deve ao trabalho de pesquisadores, jornalistas e artistas que se dedicaram a registrar e interpretar o fenômeno ao longo do tempo.
A pesquisa que mudou a compreensão do cangaço
Um dos pontos centrais da live será a experiência vivida em 1968, quando a historiadora Christina da Matta Machado e o então jovem jornalista Humberto Mesquita realizaram uma investigação pioneira: localizar e entrevistar sobreviventes do bando de Lampião, até então invisibilizados pela história oficial.
Essa iniciativa revelou mais de vinte ex-cangaceiros e marcou um divisor de águas na chamada “cangaçologia”, trazendo novas perspectivas sobre o cotidiano e a humanidade desses personagens.
Convidados
Humberto Mesquita é jornalista, escritor e pesquisador, com carreira consolidada em importantes veículos como TV Tupi, TV Bandeirantes e SBT. Autor de obras relevantes como “Raízes do Cangaço”, é reconhecido como uma das principais referências no estudo do tema.
Moreira de Acopiara , nome artístico de Manoel Moreira Júnior, é um dos maiores cordelistas contemporâneos do Brasil. Com mais de 30 livros publicados, sua obra valoriza a cultura popular nordestina e tem forte atuação social por meio da literatura.
Mediação
A live será conduzida por Márcio Caniello, professor titular de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenador do projeto de extensão “Antropologia Popular”.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.