Entretenimento

Saiba como aumentar a segurança do seu celular para o Carnaval

Da Redação com Ascom
Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 15:36

carnaval

Foto: Freepik

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Estamos em período de carnaval, e nos blocos carnavalescos crescem o número de registros de ocorrências de furtos e roubos de celulares, e em especial onde são registradas muitas aglomerações. O desaparecimento repentino de um celular na folia, além de causar uma grande dor de cabeça, pode gerar danos financeiros e exposição aos dados pessoais e bancários do indivíduo.

A coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, Danielle Sobreira, alerta para a importância de reforçar a segurança digital antes de sair para as festas. Segundo ela, o celular concentra informações sensíveis, como aplicativos bancários, documentos digitais, redes sociais e dados profissionais, o que exige atenção redobrada.

“A recomendação é que o usuário configure previamente todas as camadas de segurança do dispositivo antes de participar de festas e blocos. Entre as principais orientações estão: ativar o bloqueio automático de tela com tempo reduzido, utilizar senha forte, preferencialmente alfanumérica, habilitar a autenticação em dois fatores nos principais aplicativos, desativar a visualização de notificações sensíveis na tela bloqueada e manter o sistema operacional sempre atualizado”, orienta. De acordo com ela, essas medidas dificultam o acesso ao aparelho em caso de furto.

A coordenadora de curso ressalta ainda que aparelhos mais recentes contam com recursos gratuitos de rastreamento, que permitem localizar, bloquear ou apagar dados remotamente. Para isso, é fundamental que a função de localização esteja previamente ativada e vinculada a uma conta pessoal.

“Em caso de roubo ou furto, o usuário deve agir rapidamente, acessando a conta vinculada ao aparelho por outro dispositivo para ativar o bloqueio remoto, exibir mensagem de contato na tela ou apagar os dados, se necessário. Também é recomendável comunicar imediatamente a operadora para bloquear a linha telefônica e registrar boletim de ocorrência, informando o número de identificação do aparelho (IMEI)”, explica.

O Carnaval é um momento de celebração, mas é importante ter uma atenção redobrada à segurança digital em todo o planejamento antes da folia, evitando que a diversão se transforme em transtorno.

“Evite desbloquear o aparelho em locais com grande movimentação e reduza o risco de que terceiros visualizem a senha digitada. Existem ainda ferramentas oficiais, como o Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal, que permitem cadastrar o aparelho, indicar pessoas de confiança e enviar um alerta rápido para bloqueio da linha telefônica e dos serviços vinculados”, finaliza Danielle Sobreira.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba