Entretenimento

Globo busca o Nordeste e recebe João Gomes para ampliar audiência nas férias

Da Redação*
Publicado em 9 de janeiro de 2026 às 17:13

2024 joao-gomes-cantor

Foto: Reprodução/Instagram

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Sandália no pé, suor na ponta do nariz, regata molhada nas costas. Marcos Mion estava com calor, e não era para menos -fazia cerca de 30 graus naquela tarde abafada em São Miguel do Gostoso, uma vila praiana no Rio Grande do Norte, cenário dos episódios do Caldeirão que vão ao ar neste mês.

A temporada temática segue um desejo de Mion e da Globo de aumentar o alcance do programa para além das praças onde ele já é consolidado. O apresentador diz ver nesses momentos itinerantes do Caldeirão uma forma de exibir na TV um Brasil nem sempre explorado -e que por isso escolheu São Miguel do Gostoso, não outros destinos mais óbvios do Nordeste.

A cerca de duas horas de Natal, a vila com pouco mais de 10 mil habitantes reúne praias charmosas, dunas, lagoas e piscinas naturais. O ar é de calmaria. O sinal do celular pega em poucos lugares.

O que importa ali é a natureza -o pôr do sol, tido como um dos mais bonitos do país, deve aparecer no Caldeirão, que foi gravado de frente para a praia do Reduto.

Para aumentar o apelo desses capítulos, Mion convidou celebridades como a baiana Solange Almeida, ex-Aviões do Forró, e o pernambucano João Gomes, cantor de piseiro que viveu uma ascensão meteórica nos últimos anos. O capítulo com ele será exibido no sábado da semana que vem, dia 17.

“A TV aberta ainda é muito forte, importante para aproximar artistas e público. Mas eu avisei o Mion, e acho importante deixar claro -eu vim mesmo por causa da Anne”, afirma Gomes.

Ele fala de Anne Louise, sanfoneira de 19 anos de Roraima que foi apadrinhada pelo artista no ano passado e agora quer ficar conhecida no país todo. Os dois se encontraram pela primeira vez quando ela era só uma fã e tinha o sonho de cantar para o ídolo. Hoje Gomes é empresário dela.

Os detalhes da união serão narrados no programa, que teve ainda a participação de Dorgival Dantas, um dos artistas mais importantes do forró, nascido no próprio Rio Grande do Norte.

Reforçar o caráter regionalista dessa temporada do Caldeirão segue uma vontade da Globo para toda a sua grade.

No ano passado, o canal pediu para Aguinaldo Silva migrar a trama da novela “Três Graças” do Rio de Janeiro para São Paulo, onde se concentram as melhores oportunidades de publicidade, e agora se prepara para lançar “Coração Acelerado”, folhetim que terá Goiânia como cenário, algo raro nas novelas.

“Quantos brasileiros não planejam ir para Orlando, para Miami, para Cancún, para não sei onde, mas não vão para Foz do Iguaçu? Nossa missão aqui é fazer o brasileiro olhar para dentro, pra nós mesmos, e sentir orgulho”, diz Mion.

Os programas gravados em São Miguel do Gostoso seguem o esquema dos feitos em estúdio -uma mistura de música ao vivo, reportagens e muita conversa. João Gomes canta, proseia com Anne Louise, depois eles se apresentam juntos, batem papo com Mion, chega Dorgival Dantas e todos conversam mais um pouco.

Desde o ano retrasado, o Caldeirão passou por cidades como Gramado, Fortaleza, Salvador e Foz do Iguaçu, e deve migrar para novos destinos nos próximos meses. Mais de cem pessoas compõem a equipe que viaja a esses endereços para estudá-los e preparar o terreno.

Geninho Simonetti, o diretor artístico, foi um dos primeiros a ir conhecer São Miguel do Gostoso. Parte do seu trabalho é esquadrinhar os locais para decidir onde fica mais bonito -e fácil- de gravar o programa.

Em São Miguel do Gostoso, ele e Tatynne Lauria, a gerente de produção, pediram ajuda da prefeitura para conseguir estrutura, espaço e boas ideias. “É do interesse do lugar nos mostrar coisas que, de repente, a gente não achou nas pesquisas”, diz Simonetti.

O palco é pequeno se comparado ao usado no estúdio da Globo no Rio de Janeiro. Cabem nele a banda, quatro dançarinas, o Globolinho, mascote do programa, os convidados e Mion. É uma gravação mais intimista.

A plateia, também menor que o de costume, não é menos agitada, porém. As pessoas, quase todas de São Miguel do Gostoso, dançavam, balançavam os braços no alto, sorriam e faziam carão. Teve até gente que se empolgou demais e precisou sentar para não atrapalhar as câmeras.

CALDEIRÃO DE VERÃO
Quando Aos sábados, às 16h15, até 31/1
Classificação 10 anos
Direção Geninho Simonetti
Onde ver TV Globo
Apresentação Marcos Mion

*GUILHERME LUIS/folhgapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com