Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Secom/JP
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Contagem regressiva para um novo ano e com isso se renovam as promessas da população para iniciar a prática de atividades físicas e cuidar melhor da saúde. A Prefeitura de João Pessoa, através das Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Saúde (SMS), oferece atividades gratuitas para o pessoense dar adeus ao sedentarismo e adotar um estilo de vida saudável, como a Academia ao Ar Livre, assessorias para corrida e natação no mar, o Centro de Treinamento Ivan Thomaz e o programa Saúde em Movimento em praças e parques da Capital.
Inaugurada em agosto de 2023, a Academia ao Ar Livre, na Orla de Cabo Branco é um dos equipamentos mais procurados da Capital, não só por ser gratuito, mas pelas diversas opções de atividades físicas disponibilizadas à população. A academia conta com equipamentos de musculação, treinamento funcional, dança e alongamento, além de assessoria de natação no mar e corrida.
“A rotatividade é grande conforme a época do ano, a exemplo das condições climáticas. A procura gira em torno de 300 alunos por dia, porque tem aulas pela manhã e tarde e aulas coletivas, que acontecem tanto na areia da praia, quanto dentro da academia. Na areia, é funcional e as outras aulas, como step e dança são dentro da academia. Pela manhã, têm muitos idosos e, à tarde, jovens maduros, além de turistas que também frequentam durante sua estadia na cidade”, explica a professora de Educação Física, Valéria Montenegro.
Claudia Cavalcanti frequenta a Academia ao Ar Livre há cerca de dois meses atendendo ao chamado de uma amiga. “Eu me animei a vir quando minha amiga insistiu para frequentarmos a academia. Eu faço aula de aeróbica e step. Minha resistência melhorou bastante porque eu estava muito sedentária. Eu faço atividades três vezes por semana, na segunda, quarta e sábado. Estou mais disposta e feliz”, relatou.
Para ter acesso aos equipamentos e as aulas esportivas com acompanhamento de profissionais, a população precisa fazer um cadastro pelo QR code na entrada da Academia ao Ar Livre e responder a um questionário sobre a sua saúde. No local, a população também pode se cadastrar para ter acesso as assessorias de natação no mar e corrida. “Nestes casos o professor pede um atestado médico de aptidão física do cardiologista”, orienta Valéria Montenegro.
De acordo com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), atualmente, a assessoria de Natação no Mar registra cerca de 1.600 atendimentos por mês, somados os polos da praia de Cabo Branco e do Bessa. A modalidade é exclusiva para quem já sabe nadar. Já na assessoria de corrida, a média de atendimentos chega a 1.000, distribuídos em três turmas nos bairros Cabo Branco, Bessa e Bancários.
O engenheiro civil aposentado Saimon Gimenez, venezuelano, faz musculação, aeróbica e fortalecimento muscular, que auxilia na preparação da prática de corrida que ele faz fora das atividades na academia. Ele mora em João Pessoa desde março deste ano atraído pela qualidade de vida. “Cidade paraíso. Eu parabenizo o prefeito pela Academia ao Ar Livre, deveria ter em todos os estados do Brasil, porque é um aporte para a cidadania, ao bem-estar e a saúde da população”, disse.
A professora de Educação Física Valéria Montenegro também dá aulas na Rua Floriano Peixoto, no bairro de Jaguaribe. “É uma extensão das atividades físicas realizadas na Academia ao Ar Livre e nas praças de João Pessoa. Na Floriano Peixoto, a rua é interditada com apoio da Semob-JP para a prática da atividade física, exclusivamente pela manhã. O projeto também é feito pela Sejer em outros bairros, a exemplo do Cristo Redentor, José Américo e Colibris”, destaca a professora.
O projeto de atividade física realizado nas praças pela Sejer tem o formato semelhante ao programa ‘Saúde em Movimento’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
Centro Cultural de Mangabeira – As atividades realizadas no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena vão além da cultura, também está disponível para a população atividades físicas pela manhã e à tarde. Júnior Mangabeira, coordenador do Centro, ressalta que para essa atividade não é necessário a população aguardar a publicação de editais para se inscrever, basta ir ao local e falar com um dos professores responsáveis.
“As atividades acontecem através de um projeto da Secretaria de Educação e Cultura do Município, no qual participam em média 250 pessoas nos dois turnos. Participa mais o público idoso, porém o projeto atende pessoas a partir dos 12 anos”, explica Júnior Mangabeira.
Locais para a prática de atividades físicas:
Academia ao Ar Livre
Orla da Praia de Cabo Branco
Acesso – gratuito – segunda a sábado
Horário – 5h às 10h e das 15h às 21h
Inscrição – cadastro por QR code na entrada da academia
Assessoria de Natação no Mar
Praia do Bessa – terças e quintas-feiras: 5h30 e 6h30
Praia do Cabo Branco – segundas e sextas-feiras – 5h às 8h
Assessoria de Corrida
Cabo Branco: segunda, quarta e sexta-feira – 6h às 8h
Bessa e Bancários: terça e quinta-feira – 6h às 8h
Centro de Treinamento Ivan Thomaz – Valentina Figueiredo
Atividades de segunda a sexta-feira
03 turmas pela manhã (50 alunos por turma) – 6h às 7h/7h às 8h e 8h às 9h
02 turmas à tarde (40 alunos por turma) – 15h às 16h e 16h às 17h
Inscrição – aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’
Programa Saúde em Movimento
Segunda a sexta-feira – 6h às 7h e das 17h às 18h
Confira locais no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.
Academia de Saúde
Segunda a sexta-feira – 7h às 11h e das 12h às 16h
Bairro Ernesto Geisel – Rua Miguel da Rocha Luna
Bairro Ernani Sátiro – Rua Doutor Maurílio de Almeida
Bairro Colinas do Sul – Rua Aposentada Clotilde Maria da Conceição
Centro Cultural de Mangabeira (Avenida Josefa Taveira)
Segunda a sexta-feira – 6h às 7h
Segunda a quinta-feira – 17h às 18h
Programação de atividades de Praças – Sejer
1. Praça Encanto Verde – Mangabeira
Seg/quar/sex – 5h30 – 6h30 – Funcional
2. Praça da Convivência – José Américo
Seg a sex – 5h30 – 6h30 e 16h – 17h – Funcional
3. Praça dos Colibris – Cidade dos Colibris
Ter e quin – 5h30 – 6h30 e 16h – 17h – Funcional
4. Praça do Inocoop – Cristo Redentor
Seg/quar/sex – 5h30 – 6h30 – Funcional
5. Av. Floriano Peixoto – Jaguaribe
Seg a sex – 5h40 – 6h40 – Funcional e dança
6. Parque Parahyba II – Jardim Oceania
Seg/ter/quin – 16h – 18h – Funcional
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.