Entretenimento

João Pessoa terá show inédito no encerramento do Natal na Usina

Da Redação com Ascom
Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 10:58

banda papangu

Foto: Adri L/Divulgação

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O Natal na Usina encerra sua 12ª edição no próximo sábado (27) com uma programação que valoriza a diversidade da cultura, unindo dois expoentes da música paraibana: Papangu e Paulo Ró. Desde o dia 6 de dezembro, o festival movimenta a cena cultural de João Pessoa com mais de 50 atrações, além de ampliar os recursos de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência. A programação acontece na Usina Cultural Energisa com ingresso solidário de 1 kg de alimento não perecível.

Neste sábado (27), às 19h, a Tenda da Música recebe mais um encontro inédito e preparado especialmente para o Natal na Usina. A banda Papangu apresenta seu último show de 2025 com a participação especial de Paulo Ró, ícone da música experimental e da cultura popular, reconhecido por seu trabalho inovador e como fundador do movimento Jaguaribe Carne.

Papangu retorna à Paraíba após turnê internacional e participação em grandes festivais. Rodolfo Salgueiro, vocalista e tecladista do grupo musical, afirma que 2025 foi um dos anos mais importantes para a trajetória musical da banda, e enfatiza que encerrar esse momento “em casa” é um privilégio e motivo de grande satisfação para os integrantes. “Estar em um palco que celebra a diversidade cultural da Paraíba e de forma acessível a todo o público nos deixa ainda mais honrados e ansiosos”, disse o artista.

Rodolfo destaca a influência fundamental de Paulo Ró para o grupo, especialmente o perfil de experimentação que o fundador do Jaguaribe Carne trouxe para a música. “A participação de Paulo Ró representa a realização artística máxima que nosso grupo poderia desejar em seu último show de 2025”, ressaltou.

O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose, do Sintur, Gráfica JB, Exiba, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Repente no Palco Bonde
A noite de encerramento do Natal na Usina também celebra o repente paraibano, com uma apresentação especial de Maria da Soledade, violeira, repentista e mestra da cultura que, aos 82 anos, é uma das principais expressões femininas do cordel.

Com muito improviso, criatividade e viola, Maria da Soledade e Bibiu Cardoso sobem ao palco Bonde às 21h para entoar versos e canções que abordam o nascimento de Jesus, o simbolismo do Menino Deus e uma mensagem de paz e esperança.

Celebração à música autoral paraibana
A noite é marcada ainda pela apresentação da cantora e compositora Sandra Belê, na Sala Vladimir Carvalho, a partir das 22h. Com 25 anos de carreira e reconhecida como uma das vozes mais potentes da música nordestina contemporânea, a artista apresenta o espetáculo Sussuarana, seu mais novo trabalho.

Sandra revelou o orgulho em participar mais uma vez do Natal na Usina. “Estou com as expectativas lá em cima e muito orgulhosa de poder trazer esse trabalho para o nosso público. Sussuarana é um show potente, que teve sua estreia em São Paulo, e agora chegamos à Paraíba para esta apresentação”, ressaltou.

Programação

Sábado | 27 de dezembro
16h30 – Palco Bonde
Contação de História Castelo de Histórias convida Nara Limeira

19h – Tenda da Música
Papangu convida Paulo Ró

21h – Palco Bonde
Apresentação Artística da Mestra Maria da Soledade e Repentista Biu Cardoso – Uma Cantoria de Violas Bibiu

22h – Sala Vladimir Carvalho
Show de Sandra Belê

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com