Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Roan Nascimento/Divulgação
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Natal na Usina traz uma homenagem aos artistas paraibanos em forma de exposição. O traço único da a artista visual, grafiteira e diretora de arte Flora Santos dá o tom de ‘Um Passarinho me Contou: 120 Revoadas sob o mesmo céu da Paraíba’, um mergulho sensível nas identidades culturais que compõem a cultura paraibana.
A exposição está aberta até o dia 27 de dezembro, de terça a domingo, na Galeria Alexandre Filho, da Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita. A mostra reúne 120 retratos digitais de personalidades paraibanas da música, literatura, dança, artes visuais e artes cênicas, simbolizando um grande voo coletivo.
As obras são marcadas por pinceladas que ressaltam textura, movimento e presença. O detalhe fica por conta da presença de um pássaro azulão, que pousa em cada imagem para simbolizar liberdade e pertencimento. A exposição convida o público a reconhecer rostos, histórias e trajetórias que fazem da Paraíba um território pulsante de criação e diversidade, e celebra o olhar, a memória e as múltiplas linguagens que compõem o imaginário cultural paraibano.
O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose e do Sintur, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.
Diferencial do processo criativo
Flora Santos comenta o processo criativo da exposição, que nasceu a partir do reconhecimento e da democracia. “Da democracia porque a entrada é gratuita. Isso, por si só, facilita o acesso para que o público conheça de perto quem faz a arte da Paraíba. E o reconhecimento porque as precisamos valorizar e enaltecer os fazedores de cultura que tanto nos orgulham”, explica.
A artista visual também revela o quão significativo foi realizar o trabalho e estar ansiosa pela reação das pessoas representadas. “Poder homenagear quem está em vida e, ao mesmo tempo, cuidar da memória de quem já não está mais conosco é uma responsabilidade enorme. Confesso que a expectativa gira em torno da curiosidade de ver como as pessoas homenageadas se reconhecerão nessas revoadas”, disse.
Com 13 anos de atuação nas artes visuais e no audiovisual, Flora acumula mais de 65 filmes assinados na direção de arte, com produções realizadas dentro e fora da Paraíba. Natural de Campina Grande e oriunda de uma família de artistas e artesãos, a criadora também desenvolve trabalhos que dialogam com o território e a memória coletiva.
Na direção de arte, assinou campanhas nacionais e internacionais, incluindo produções para a Fundação Suprapartidária Instituto Lula e campanhas presidenciais da Bolívia e do Peru. Como grafiteira, lidera o projeto Janela da Rua, responsável por intervenções urbanas e murais de grande escala em comunidades periféricas de Campina Grande e em diversas cidades brasileiras.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.