Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A programação do Natal na Usina 2025 desta quinta (18) e sexta (19) valoriza a diversidade da cultura paraibana, trazendo inclusão, música, performance e sarau. O festival acontece na Usina Cultural Energisa, com entrada simbólica de 1Kg de alimento não perecível.
A noite de quinta tem como atração principal a atriz Suzy Lopes, com o ‘Sarau da Suzy’, às 21h, na Sala Vladimir Carvalho. O poético encontro criado e apresentado por Suzy Lopes (foto) terá uma edição especial em homenagem ao poeta Zé da Luz, autor de versos marcados pelo humor, pela musicalidade e pela força popular da literatura matuta.
Além da homenagem ao poeta, o evento contará com participações especiais de artistas convidados e um microfone aberto, espaço livre para que o público também compartilhe sua arte — poesia, música ou performance.
Representatividade e inclusão
Ainda na quinta-feira, às 19h30, o Palco Bonde recebe o Sarau Florescer das Mãos, uma performance que amplia as narrativas e expressões artísticas da comunidade surda. O sarau utiliza a metáfora da árvore enraizada, que resiste mesmo quando cortada, para abordar identidade, força e vivências poéticas em língua de sinais, além de convidar o público ouvinte a reconhecer um universo frequentemente invisibilizado.
O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose, do Sintur, Gráfica JB, Exiba, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.
Sexta tem Baile do Cafuçu
A programação da sexta (19) acontece em palcos simultâneos e transforma a Usina Energisa em um ‘grande baile’. A partir das 20h, o Baile do Cafuçu toma conta da Tenda da Música, com a apresentação da Banda ‘Quem Roubou Minha Cueca’. Liderada pelo cantor Toni Silva e com um repertório contagiante, a banda leva ao palco uma mistura de brega, axé, frevo paraibano e o clima das antigas orquestras de baile.
“Nossa proposta é resgatar o espírito dos bailes antigos e vamos contar com algumas participações especiais, como Val Donato, Nathalia Bellar e Elon. Estamos muito felizes em fazer parte do Natal da Usina, um evento que já é uma tradição para a cidade, que valoriza e prestigia os artistas paraibanos e oferece o acesso à cultura de forma gratuita”, destacou Toni Silva.
Diógenes Ferraz e palcos simultâneos
A partir das 22h, na Sala Vladimir Carvalho, Diógenes Ferraz comanda ‘Boleros, Boletos e Litrões’, um show musical que mistura boleros, cotidiano, poesia e humor. Para Diógenes, a apresentação no Natal na Usina tem um significado especial, pois considera o festival cultural como um dos mais importante da cidade. “O Natal na Usina é nosso patrimônio imaterial, um encontro único da cultura paraibana. O público pode esperar do meu show muito brilho, emoção, entrega e dedicação”, declarou.
No Palco Paraíba Vinil, na área externa da Tenda da Música, o DJ Acarajow apresenta um set marcado por afrobeat, samba, reggae, funk e ritmos nordestinos sob uma perspectiva afrofuturista. Já no Palco Bonde, também às 22h, a DJ Claudinha Summer propõe uma viagem musical entre os anos 1980 e 2000, com rock, pop, new wave e brega dançante.
Programação
Quinta-feira | 18 de dezembro
19h30 – Palco Bonde – Performance Artística
Sarau Florescer das Mãos – Um Encontro da Cultura Surda
21h – Sala Vladimir Carvalho – Mostra de Artes Cênicas
Sarau de Suzy – Homenagem a Zé da Luz
Sexta-feira | 19 de dezembro
20h – Tenda da Música: Baile do Cafuçu – Quem Roubou Minha Cueca
22h – Palco Paraíba Vinil – DJ Acarajow
22h – Palco Bonde – DJ Claudinha Summer
22h – Sala Vladimir Carvalho: Diógenes Ferraz – Boleros, Boletos e Litrões
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.