Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Codecom/CG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Por décadas, o Cine Capitólio foi um dos símbolos culturais mais importantes de Campina Grande, chegando a ser considerado um dos cinemas mais modernos e relevantes do Nordeste.
Com o passar dos anos e seu fechamento, o prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba sofreu com o abandono, tornando-se sinônimo de risco e deterioração.
Agora, 20 anos depois de encerrar suas atividades, o espaço vive um novo capítulo. Desde janeiro do ano passado, a Prefeitura de Campina Grande realiza a tão aguardada revitalização, que transformará o prédio no Capitólio da Educação — um complexo cultural e educacional voltado especialmente para estudantes da rede pública.
O secretário de Educação do município, Raimundo Asfora Neto, destacou a importância do projeto. “O antigo Cine Capitólio está se transformando no primeiro cinema destinado a estudantes de uma rede pública no Brasil. É uma obra esperada há pelo menos duas décadas e que, agora, está a pleno vapor. Teremos não apenas um cinema, mas um anfiteatro, uma grande biblioteca, salas multifuncionais com robótica, espaços para lançamentos de livros e um hall para exposições culturais e literárias.”
A ideia nasceu de um pedido dos próprios alunos, como relembra o secretário.
“Há cerca de dois anos, um grupo de estudantes visitou um circo e, encantados, disseram: ‘Tio, a gente nunca foi ao cinema. Não tem como levar a gente?’ Foi então que pensamos: não vamos só levar vocês ao cinema, vamos construir um para vocês.”
A entrega do novo espaço está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A expectativa é que o Capitólio da Educação se torne um polo de acesso à cultura, lazer e conhecimento, beneficiando milhares de jovens campinenses.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.