Entretenimento

João Pessoa: Feira do Cordel encanta público na Festa das Neves

Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2025 às 13:23

Foto: Daniel Silva/Secom/JP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A Feira do Cordel, que integra a programação da Festa das Neves 2025, tem encantado o público. Com venda de literatura de cordel, música e declamações, o espaço tem chamado a atenção de idosos e também dos jovens que descobrem, nesta cultura popular, uma nova tendência de leitura.

A Festa das Neves também teve música nesta quinta-feira (31) com a banda Brega é Você e a cantora Psyckhé. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento segue nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h, com shows dos cantores Raifi Sousa e Gera Almeida.

“Nós temos feito um trabalho de estímulo e acolhimento à cultura de João Pessoa e da Paraíba muito forte. Temos estimulado diversas linguagens, inclusive integrando no mesmo momento como é o caso da cultura popular de cordel”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A Funjope tem integrado a literatura de cordel em seus grandes eventos, a exemplo da Festa das Neves e do São João.

“Já realizamos cinco feiras de literatura de cordel e isso fortalece essa rede produtiva dos cordelistas, não só em João Pessoa, mas em toda a Paraíba porque atraímos também cordelistas de outras cidades. Eles podem exercer sua literatura verbal, tem apresentação de cordelistas todas as noites, eles comercializam seus produtos, ganham visibilidade e se fortalecem. Isso nos deixa muito contentes”, afirma o diretor.

Artistas – A quinta noite da Festa das Neves começou com show da banda Brega é Você que, com muita irreverência e alegria, fez o público dançar ao som da música brega, carimbó e lambada.

Djair Cornélio, um dos vocalistas, afirmou que tocar na Festa das Neves tem uma representatividade imensa.

“Nós somos filhos da Capital João Pessoa, somos do Centro Histórico, e a banda existe há 16 anos. Para nós, é um privilégio enorme estar aqui participando do aniversário de 440 anos da nossa cidade”, destacou.

A cantora Psyckhé também comemorou por fazer parte da programação. “A Festa das Neves significa muito para mim e me marcou muito, principalmente no início da minha carreira. Foi onde fiz meu primeiro show e, para mim, é muito importante estar aqui. É um momento de valorização dos artistas da terra e fiquei muito feliz com o convite da Funjope. É muita emoção, coração e agradecimento por estar nessa festa que faz parte da minha história”, disse.

No repertório, a artista cantou músicas autorais como Amar Você, É Inevitável Não Pensar em Ti, Louca Por Você, Já Não Mando Mais em Mim e É Teu Meu Coração.

Cordel – A Feira do Cordel tem sido um dos espaços mais visitados pelo público da Festa das Neves. A cordelista Claudete Gomes, que está comandando a Feira do Cordel, afirmou que o público tem demonstrado um grande interesse pela literatura de cordel.

“É um público bacana, que vem, que para e que olha os folhetos. Não significa que todos compram, mas mostra a importância de ter esse espaço de valorização aberto pela Funjope. Hoje o meu sentimento é de gratidão”, afirmou.

O cordelista Robson Jampa afirmou que o público encontra na Feira de Cordel obras autorais e também pode apreciar as declamações da poesia nordestina.

“Ficamos nos revezando no palco e também chamando o público para participar. As pessoas têm vindo prestigiar e estamos muito felizes por isso. A Festa das Neves agrega todas as vertentes culturais e ter a literatura de cordel, a cultura popular, é muito importante porque mantém esse resgate e essa nossa tradição nordestina. Graças a Deus, a gestão da Funjope tem essa visão de que o cordel tem que estar junto sempre nos eventos da cidade”, pontuou.

A cordelista Dalva Mendonça, conhecida como Estrela da Poesia, veio do município de São José dos Ramos e afirmou que é uma satisfação muito grande poder mostrar seu trabalho. “A cultura tem que viver e nós somos cultura. Agradeço à Funjope pelo convite. Senti uma forte emoção por poder participar desse evento. Fiz, inclusive, uma homenagem a João Pessoa pelos seus 440 anos. Temos que valorizar a cultura sempre”, afirmou.

A aposentada Lúcia Aires elogiou o espaço. “Quando eu estudava, lá na cidade de Sapé, tinha muito cordel na feira e eu sempre parava para escutar. Eu gostava muito e hoje continuo dando o maior valor. Aqui na Festa das Neves, eu estava passando quando vi a Feira de Cordel e resolvi ficar. Gosto demais”, enfatizou.

Rita Elisângela Macêdo é funcionária pública e fã da literatura de cordel. “Essa Feira de Cordel está maravilhosa, com muita música de qualidade. Também estou fascinada pelos cordéis. Na verdade, estou devorando os livretos, querendo levar todos. Muito bom. A Funjope está de parabéns e eu estou encantada”, afirmou.

Apaixonada por leitura, a fisioterapeuta Rielly Cruz também parou na Feira do Cordel. “Cordel é uma leitura maravilhosa porque traz um pouco da nossa história. É tanto que o que mais me atraiu foi um que conta a história de João Pessoa e do bairro de Mangabeira, onde moro. Para a juventude, isso é muito enriquecedor porque, para muitos, a literatura está sendo deixada de lado. É preciso reforçar que o cordel traz a nossa cultura de maneira muito forte, é puro Nordeste. Outro ponto que achei interessante é a quantidade de mulheres cordelistas”, pontuou.

A funcionária pública Glauni Gomes também se encantou com a Feira de Cordel. “O cordel é uma cultura muito antiga e hoje em dia as pessoas desprezam, os jovens nem conhecem. Os cordelistas são muito criativos e é preciso valorizar esses verdadeiros artistas”, comentou.

Palco Lagoa – A programação no Palco Lagoa, segue neste sábado (2), com show do Padre Nilson Nunes, a partir das 19h. No domingo (3), será a vez da Banda Caronas do Opala e da dupla Matheus Gael e Maria Ercília, a partir das 20h. Na segunda-feira (4), no mesmo horário, se apresentam o grupo Forró Saudade e o cantor José Orlando.

Cultura Popular – A programação no Palco Cultura Popular, montado no Parque Solon de Lucena, tem início no domingo (3), e acontece sempre a partir das 17h, com apresentações do grupo folclórico Catarina e do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha.

Na segunda-feira (4), véspera de feriado, entra em cena o Grupo Dinâmico Cultural e tem o Show Musicantoria, com Cristiano Oliveira, Daudeth Bandeira e Bebé de Natércio.

Já na terça-feira (5), se apresentam o Cavalo Marinho Infantil Sementes João do Boi, o Cortejo do Maracastelo e a Nau Catarineta.

Outras atividades – Dentro da programação em comemoração ao aniversário de 440 anos de João Pessoa, acontecem atividades paralelas. Uma delas é a Feira do Cordel, que estará aberta, no Parque Solon de Lucena, durante todo o período do evento.

Também estão abertas exposições artísticas nos equipamentos da Funjope: Casa da Pólvora, Hotel Globo e no Casarão 34. Além disso, no dia 5 de agosto, acontece o tradicional desfile dos carros antigos, a partir das 16h.

Integração e segurança – O trabalho realizado durante a Festa das Neves no Parque Solon de Lucena é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros.

Festa das Neves – A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no último domingo (27), a programação da Festa das Neves 2025. No dia do aniversário de 440 anos da Capital, 05 de agosto, a cidade recebe o show do cantor Roberto Carlos, através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento.

Conforme o edital, o investimento da Funjope será de R$ 1 milhão e a iniciativa privada deve investir mais R$ 2 milhões para completar o show que acontece numa área de 70 mil metros quadrados voltada ao público em geral, com entrada gratuita. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.

Para conferir a programação completa da Festa das Neves, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande