Entretenimento

Campina Grande celebra o cinema nordestino com a 4ª edição do MUÍDO

Da Redação*
Publicado em 1 de agosto de 2025 às 18:16

Foto: Rian Tavares/*Repórter Educom/UFCG

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Campina Grande sedia, de 31 de julho a 3 de agosto, a 4ª edição do MUÍDO – Festival de Cinema, evento dedicado à valorização do audiovisual nordestino. A programação é totalmente gratuita e acontece no Teatro Municipal Severino Cabral, reunindo 26 curtas-metragens, oficinas, debates, rodas de conversa, além da tradicional Feira de Economia Criativa.

Com curadoria voltada à diversidade de narrativas e linguagens, o festival contempla 13 produções paraibanas e 12 de outros estados do Nordeste, além de um longa-metragem convidado. As obras foram selecionadas a partir de mais de 300 inscrições recebidas este ano.

Idealizado por Jaime Guimarães, o MUÍDO surgiu em 2021, no contexto da pandemia, com o objetivo de criar uma nova vitrine para o cinema regional. A primeira edição foi realizada em 2022 e, desde então, o evento tem crescido em público e estrutura. Em 2024, pela primeira vez, o festival é realizado no Teatro Municipal, com capacidade para quase 700 pessoas.

Além das exibições, o festival promove ações formativas e encontros entre realizadores e o público, reforçando seu papel de fomento à crítica e à produção audiovisual. A Feira de Economia Criativa também integra a programação, reunindo 28 expositores com produtos autorais e identidade cultural local.

Para o idealizador, o MUÍDO tem contribuído significativamente para o fortalecimento do cenário audiovisual em Campina Grande e na Paraíba. “Mesmo sendo um festival jovem, já nos tornamos uma referência. Realizadores querem voltar, o público abraça, e isso nos impulsiona a seguir crescendo”, afirma Jaime.

O festival também tem sido reconhecido pelo público. A espectadora Clara Lavigne destaca a importância do evento: “É muito legal ver a cultura paraibana sendo valorizada. Ver um cinema feito só pra isso é muito, muito da hora”. Já Natalie Caldas, que acompanha o MUÍDO desde a primeira edição, celebra a expansão: “O festival precisava crescer. Agora com uma estrutura maior, ele está à altura da relevância que conquistou”.

O MUÍDO – Festival de Cinema é uma realização da Étronxofilmes, por meio do Edital Vladimir Carvalho, com recursos da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), operacionalizado pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC) e da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).

*Nayara Rocha/Repórter Educom/UFCG

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande