Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Codecom-CG/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O XVI Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 9º FIMUS Jazz encerram sua programação neste fim de semana. Nos concertos, recitais e shows repertórios com diferentes gêneros musicais. As apresentações das séries “Master” e “Músicas do Mundo” são gratuitas e os ingressos devem ser retirados em sympla.com.br.
As atividades prosseguem nesta sexta, no Teatro Municipal, com as apresentações do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes; da Orquestra do FIMUS regida pela maestra Wendy Moy; e do Coro e Orquestra do FIMUS conduzidos pelo regente Francis Cathlina. Esta última atração reúne professores e alunos que participaram dos cursos realizados durante esta semana na Unidade Acadêmica de Música da UFCG.
No sábado (19), a programação inicia com a série “Músicas do Mundo”. A partir das 16h, a Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania – AJURCC, do distrito de São José da Mata, recebe a Banda Avuô. O grupo paraibano, formado em 2015, se dedica à valorização e reinvenção da música cabaçal nordestina através de instrumentos como pífano e percussão. Em seguida, tem a apresentação do grupo Mateus e o Bando do Norte. Os músicos apresentam um repertório que combina coco, xote, baião, frevo, arrasta pé e aboio com elementos do jazz e da improvisação livre. Para estas apresentações não é necessário a retirada de ingressos.
Também no sábado, no Teatro Municipal, acontece mais um recital da série “Master”, com o Quinteto da Paraíba e convidados, às 20h. O grupo foi formado há 30 anos no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, sendo um dos mais renomados conjuntos de música de câmara do Brasil. O repertório do Quinteto transita entre a música de concerto e a música popular. Ele é considerado responsável pelo resgate do Movimento Armorial e já conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.
A programação continua no domingo (20), a partir das 11h, no Teatro Municipal, com a apresentação da Pequena Orquestra Popular – POP. O Grupo foi criado em 2022 na UFPB, como um espaço para performance musical popular dentro da Universidade. O conjunto vem se afirmando como um ambiente de trocas, no qual músicos populares e eruditos interagem de maneira construtiva e dialógica. A orquestra já realizou inúmeros concertos no Estado com destaque para: Dias Mulheres Virão, São João Sinfônico e Parahyba em Concerto. Essa atividade integra a série “Músicas do Mundo”.
E encerrando as atividades do FIMUS com a série “Master” , acontece também no Teatro Municipal, às 20h, o show da cantora Indiana Nomma. A artista natural de Honduras é filha de pai baiano e mãe gaúcha (exilados na década de 60), mas cresceu no México, Portugal, Nicarágua e Alemanha Oriental. Ainda criança, aos 8 anos de idade, iniciou os estudos no canto erudito e aos 13 começou a tocar piano. Já morando no Brasil, teve experiências com o canto coral e teatro. Em suas apresentações ela traz um repertório que une jazz, bossa nova e canções latinas.
O XVI Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 9º FIMUS são uma realização da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Affins Produções. Este ano os eventos acontecem através do fomento do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023. Outras informações podem ser acessadas em fimus.art.br e pelo Instagram @fimuscg.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.