Fechar
O que você procura?
Entretenimento
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Técnica milenar de tecelagem manual, que tem como característica o entrelaçamento de fios por meio de nós, o macramê é o grande destaque da nova exposição promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, por meio do SESI Museu Digital, em parceria com o Governo da Paraíba e o Sebrae.
Aberta ao público nesta segunda-feira (14), em Campina Grande, a exposição “Macramê: a arte de arrochar o nó” é gratuita e permanecerá aberta ao público até o dia 10 de agosto.
Representando o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, a empresária Narriman Napy Pereira enfatizou que a exposição reforça a nova proposta do SESI Museu Digital, de promover mostras temáticas especiais que resgatem e valorizem a história e a cultura da Paraíba.
“É com muita satisfação que o SESI Museu Digital abre as suas portas para receber e dar visibilidade ao artesanato paraibano. Com a união dessas lindas peças que são produzidas pelas mãos talentosas dos nossos artesãos ao conteúdo digital que traduz a essência do museu, estamos oferecendo à população uma valiosa oportunidade de conhecer melhor e de valorizar o artesão e o artesanato do nosso estado”, explicou Narriman Napy Pereira.
Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, pontuou que a exposição promovida no SESI Museu Digital é uma extensão da 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, realizado durante o mês de junho em Campina Grande, reforçando as iniciativas e políticas públicas que já são realizadas para enaltecer e estimular o trabalho dos artesãos do estado.
“É uma valorização da nossa arte e dessas belíssimas peças que encantaram quem visitou o Salão do Artesanato. Além disso, é uma oportunidade para quem não participou durante o São João, de conhecer o trabalho dos nossos artesãos e de promover a comercialização das peças através de novas encomendas. Então, fica o agradecimento à FIEPB e ao SESI, que abraçaram o nosso artesanato”, declarou a secretária.
A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, também ressaltou a visibilidade que a exposição vai proporcionar aos artesãos que trabalham com a tipologia do macramê, além de ser mais um reconhecimento ao talento de cada participante.
“É uma satisfação enorme, para todos que fazem o Programa do Artesanato Paraibano, trazer o acervo dos nossos artesãos, que foi exaltado no Salão do Artesanato, para uma nova exposição. É mais uma oportunidade para a sociedade conhecer um pouco esse trabalho do macramê, unindo, inclusive, o artesanato com o digital. Então, é uma satisfação essa parceria com o SESI”, afirmou Marielza Rodriguez.
Sobre a exposição
Com curadoria do designer Sérgio Matos e da estilista Carol Teixeira, e projeto arquitetônico de Rosemildo Jacinto, a exposição apresenta ao público, no espaço privilegiado do SESI Museu Digital, às margens do Açude Velho, cerca de 15 obras produzidas por artesãos dos municípios de Campina Grande, Araruna e João Pessoa.
Além das peças artísticas, o público poderá conhecer, de forma digital e imersiva, a história da técnica do macramê e o percurso criativo dos artesãos envolvidos. Durante a exposição, algumas peças também estarão disponíveis para venda no local, incentivando o consumo consciente e valorizando a economia criativa.
A exposição “Macramê: a arte de arrochar o nó” ficará aberta ao público até o dia 10 de agosto. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita, com sugestão de entrega de um quilo de alimento não perecível, que será destinado posteriormente a instituições filantrópicas do estado.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.