Entretenimento

Programação do Viva Usina tem homenagens a Zabé da Loca, em João Pessoa

Da Redação com Ascom
Publicado em 15 de julho de 2025 às 16:43

usina energisa

Foto: Ascom/energisa

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Com programação que exalta a tradição popular, entre os dias 18 e 20 de julho o Projeto Viva Usina reforça seu papel como um dos mais importantes fomentadores da cultura paraibana. A iniciativa ocupa a Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com atividades que valorizam a diversidade artística local, reunindo artes visuais, teatro, música, gastronomia e cultura popular, e tem se consagrado uma oportunidade única de vivenciar a potência da produção artística paraibana.

O projeto Viva Usina 2025 integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Energisa e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Exposições, espetáculos e shows

Abrindo a programação, a Galeria Alexandre Filho recebe entre os dias 18 de julho e 10 de agosto, a multiartista Wanessa Dedoverde com a mostra ‘Sonhos São Recados’, que propõe uma viagem ao inconsciente e ao universo da espiritualidade. Reconhecida por seu trabalho nas ruas e pelo pioneirismo no pontilhismo em João Pessoa, Dedoverde ressignifica sua trajetória com obras marcadas pela força simbólica e pelo protagonismo das mulheres.

Já o palco da Sala Vladimir Carvalho recebe duas potentes montagens teatrais. No primeiro dia de programação, o Coletivo A4, diretamente de Campina Grande, estreia o espetáculo ‘Quatrocantos’, que entrelaça cartas reais e clássicos da literatura para refletir sobre isolamento e memória, a partir de textos de autores clássicos, como Shakespeare e Fernando Pessoa.

A programação na sala não para por aí. No dia 20 de julho, o espaço será ocupado pelo grupo Arretado Produções Artísticas, que apresenta o espetáculo ‘O Menor Circo do Mundo’, voltado ao público infantojuvenil, celebrando o imaginário circense com humor e afeto. Comandado por Edilson Alves, a peça é protagonizada por seis atores que se multiplicam em palhaços, mágicos, rumbeiras, músicos e vários outros personagens do mundo circense.

Música de vanguarda, tradição popular e feira criativa

No sábado, 19 de julho, a Tenda da Música recebe o ‘Baile Troncho’, com shows das bandas Papangu, Hazamat e Hajem Kunk. Os grupos trazem ao palco sonoridades que vão do rock progressivo à psicodelia nordestina, em uma noite que celebra a música experimental feita no estado. O show da banda Papangu será marcado ainda pela despedida do grupo rumo a sua primeira turnê europeia.

No mesmo dia, a partir das 22h, o espetáculo ‘Pifeiros do Cariri’ ocupa a sala Vladimir Carvalho, com mestres e bandas do sertão homenageando a mestra Zabé da Loca e exaltando a ancestralidade sonora paraibana. O espetáculo reúne mais de seis bandas de pife em uma única apresentação, celebrando a diversidade sonora e cultural do sertão paraibano.

Oralidade e cultura popular para todas as idades

Com uma proposta voltada à preservação da oralidade e da tradição popular, o contador Zezinho Contação apresenta no Palco Bonde, no dia 20, às 16h, o espetáculo ‘As Andanças de Zezinho’. Em uma mistura eloquente de contos populares e narrativas autorais, a apresentação encanta crianças e adultos, reforçando o poder das histórias como ferramenta de identidade cultural.

E para quem busca produtos autorais e experiências culturais diversas, a programação recebe ainda ao longo de todo o final de semana, a Feira Viva Usina, reunindo gastronomia, artesanato, música e economia criativa na área externa da Usina Cultural Energisa.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande