Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Leonardo Silva/ Paraibaonline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, lançou um novo edital do Programa de Ações Afirmativas de Apoio à Permanência e Conclusão do Ensino Superior, com 269 vagas remanescentes.
A iniciativa é voltada a estudantes da Universidade Estadual da Paraíba em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As vagas estão distribuídas entre públicos contemplados por políticas de ações afirmativas, sendo 123 para estudantes negros, 73 para pessoas com deficiência, 30 para pessoas trans, 19 para quilombolas, 19 para indígenas e cinco para ciganos.
Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 700 durante nove meses, com possibilidade de renovação conforme critérios do programa, como forma de incentivo à permanência no ensino superior.
O programa tem como objetivo garantir que os estudantes consigam concluir a graduação, promovendo inclusão social, igualdade de oportunidades e fortalecimento da formação acadêmica, científica e tecnológica.
A proposta também busca ampliar a diversidade no ambiente universitário e estimular a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados a partir do 2º período em cursos presenciais da UEPB, que participem de projetos de extensão institucionalizados e que atendam a critérios como ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, não possuir vínculo empregatício, estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até um salário mínimo e meio.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 e 11 de maio de 2026, exclusivamente pela plataforma SIGFAPESQ.
Para participar, é necessário realizar cadastro no sistema e anexar a documentação exigida, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante do CadÚnico, histórico escolar, comprovante de matrícula e documentos que comprovem vínculo com projeto de extensão.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.