Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Pixabay/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O professor de Língua Portuguesa, Golbery Rodrigues, esclareceu uma dúvida comum entre os falantes da língua portuguesa durante o quadro Dicas de Português: afinal, existe diferença entre as formas “Ano-Novo”, “ano-novo” e “ano novo”? A resposta, segundo ele, é sim — e a distinção está diretamente ligada ao sentido e à função da expressão dentro da frase.
De acordo com o professor, quando a expressão aparece grafada com iniciais maiúsculas e com hífen — Ano-Novo —, ela se refere a uma data comemorativa específica.
“Ano-Novo, grafado com iniciais maiúsculas e com hífen, fala de uma data comemorativa, de um evento específico do calendário: a virada do ano, a celebração do 1º de janeiro. É como se significasse Réveillon”, explicou.
Já a forma ano-novo, escrita com letras minúsculas e com hífen, costuma ser utilizada em um contexto mais adjetivo, relacionado a costumes, rituais e eventos ligados à celebração.
“A ceia de ano-novo uniu toda a família. As tradições de ano-novo variam conforme a cultura. Aqui, o foco não é a data oficial, mas tudo aquilo que orbita em torno dela, a ideia de início do ano”, exemplificou.
Por fim, Golbery Rodrigues explicou o uso de ano novo, sem hífen e com letras minúsculas, que traz um sentido mais amplo, sem referência direta à festa ou à data comemorativa.
“Ano novo sem hífen e tudo minúsculo tem um sentido mais amplo. É como se significasse o ano todo. Quando eu digo ‘espero que o ano novo traga boas oportunidades’ ou ‘um ano novo começa cheio de desafios’, o ‘novo’ funciona como um adjetivo comum qualificando o substantivo ‘ano’”, afirmou.
Para resumir, o professor apresentou exemplos práticos que ajudam a fixar o conteúdo:
“Passei o Ano-Novo, com iniciais maiúsculas e hífen, será uma noite inesquecível — aqui significa Réveillon. Uma semana imperdível de ano-novo, tudo minúsculo e com hífen, traz a ideia de início do ano. E, neste ano novo, estudarei como nunca — tudo minúsculo e sem hífen, significa o ano inteiro.”
Veja também:
Podcast: professor explica origem e uso correto da palavra réveillon
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.