Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Hora das Letras, na Rádio Caturité, o professor Golbery Rodrigues finalizou a série dedicada ao ofício, destacando a forma correta de fazer o fechamento desse tipo de documento administrativo.
Ele explicou que o fechamento é a parte final do texto, em que o emissor conclui a mensagem, sinaliza expectativa de resposta e prepara o leitor para a assinatura.
Golbery reforçou que, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a expressão recomendada para encerrar comunicações destinadas a autoridades de mesmo nível ou inferior é ‘atenciosamente’.
Já quando o destinatário ocupa posição hierárquica superior, a forma adequada é ‘respeitosamente’.
O professor alertou que expressões como ‘cordialmente’, ‘abraços’, ‘grato’, ‘desde já’ ou a ‘abreviação ATT’ não devem ser usadas em ofícios, por não pertencerem ao padrão oficial.

Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Golbery também lembrou a ordem correta do fechamento, que deve vir antes da assinatura, seguida do nome, cargo e identificação institucional.
Ele encerrou destacando que a redação oficial é um gesto de respeito e uma ferramenta essencial para a boa comunicação na administração pública.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.