Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem neste domingo (9) e no dia 16 de novembro em todo território nacional. Profissionais da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa orientam os candidatos e fornecem dicas relacionadas a uma boa alimentação e até mesmo algumas técnicas de como relaxar e aliviar as tensões antes e no momento da prova.
Para o psicólogo Vimário Lacerda, da Rede Municipal de Saúde, o candidato que vai fazer as provas do Enem deve lembrar que o equilíbrio emocional é o maior aliado.
“Antes da prova, é importante cuidar da mente e do corpo, como dormir bem, se alimentar de forma leve e evitar revisar em excesso na véspera. Confie no que você já estudou, pois o conhecimento está em você. No dia da prova, mantenha a respiração tranquila: inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Isso ajuda o cérebro a receber mais oxigênio e reduz a tensão. Durante a prova, leia com calma, mantenha o foco em uma questão por vez e evite se comparar aos outros. Se o pensamento de erro surgir, substitua-o por uma frase positiva como: ‘O Enem é apenas uma etapa, não um julgamento do seu valor’”, orientou.
Já a nutricionista Adriana Alves da Silva, da Policlínica Municipal de Mandacaru, orienta os candidatos no sentido de que eles já devem se preparar a partir do dia anterior à prova.
“No dia anterior é bom começar com um café da manhã reforçado. No almoço, salada variada, arroz, feijão e carnes magras. No jantar pode ser uma raiz de sua preferência como inhame ou batata doce. É igualmente importante manter uma boa hidratação”, ressaltou.
Para o dia da prova, a profissional alerta que é bom evitar alimentos que causam desconforto intestinal, comendo somente o que faz bem. “No dia da prova, tomar um bom café da manhã, reforçado com carboidratos, proteínas, complementando com um almoço leve, além de uma boa hidratação, não esquecendo de levar água para beber durante a prova, pois um bom raciocínio, depende de uma boa hidratação, não esquecendo também de um lanche leve, a exemplo de uma fruta”, destacou a nutricionista.
Enem – Criado no ano de 1998, o Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação dissertativo-argumentativa. Os resultados podem ser utilizados para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de servirem como critério de seleção em instituições internacionais conveniadas.
Mais do que uma avaliação, o Exame Nacional do Ensino Médio representa uma oportunidade de transformação para milhões de estudantes que sonham em ingressar no ensino superior e ampliar seus horizontes pessoais e profissionais em todo o País.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.