Educação e Ciência

Professor alerta: “Na redação do Enem, não basta ter repertório, é preciso fazer repertório”

Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2025 às 21:35

Foto: Mateus Almeida/ParaibaOnline

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O professor Golbery Rodrigues, em sua participação semanal no quadro Dicas de Português da Rádio Caturité FM, comentou sobre um ponto importante da Cartilha do Participante do Enem: o uso do chamado repertório de bolso nas redações.

Segundo ele, o termo se refere a expressões, citações e ideias genéricas, decoradas e aplicadas de forma mecânica pelos candidatos, sem uma real relação com o tema proposto.

“A cartilha diz claramente que o repertório de bolso, também conhecido como argumento de bolso, tem que ser evitado. São situações prontas e genéricas que os candidatos aplicam em qualquer tema, o que pode comprometer a nota na competência 2”, explicou.

Golbery destacou que o avaliador percebe quando o participante usa uma referência apenas como enfeite, sem integrá-la de forma coerente à argumentação. “Você memoriza alguma frase famosa, autor ou dado, e insere na redação como se fosse um trunfo, mas sem explicar ou relacionar com o tema. Isso demonstra falta de domínio e de autoria”, afirmou.

Para evitar esse erro, o professor orienta que o estudante escolha referências pertinentes e específicas, explicando o motivo de utilizá-las e como se conectam à sua argumentação.

“Na redação, não basta ter repertório, é preciso fazer repertório. Usar referência não é decorar, é conectar”, concluiu.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande