Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Freepik/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira, o docente José Mário da Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), compartilhou uma reflexão sobre os desafios e as alegrias de exercer a profissão que considera uma verdadeira vocação.
Formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com especialização em Língua e Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor atua na Unidade Acadêmica de Letras, ministrando disciplinas nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa.
Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria, José Mário destacou a importância de políticas públicas que valorizem a carreira docente.
“Os desafios enfrentados pelos professores no Brasil são muitos, a começar pela condição financeira que lhes é oferecida. O professor precisa se reciclar continuamente, conviver com os livros e investir na própria formação. Mas, para isso, é necessário incentivo e condições adequadas, o que ainda está longe de corresponder às reais necessidades da profissão”, afirmou.
Apesar das adversidades, o docente ressalta a satisfação de poder contribuir para o crescimento intelectual e humano dos alunos.
“A maior alegria que sinto é poder dar uma contribuição efetiva ao processo de formação do aluno. Mais do que transmitir conceitos, procuro despertar o encantamento pela literatura. Quando o brilho nos meus olhos e o sorriso nos meus lábios se refletem no aluno, sinto que cumpro minha missão”, declarou.
Encerrando sua fala com emoção, o professor José Mário afirmou que enxerga o ato de ensinar como um chamado divino:
“Faço da minha docência um instrumento de glorificação a Deus, que me deu esta santa e bendita vocação de ensinar e, ao ensinar, contribuir decisivamente para a formação de outros.”
A data, além de homenagear os educadores, também serve como um momento de reflexão sobre o papel transformador do professor na sociedade e a importância de valorizar quem dedica a vida à construção do conhecimento.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.