Fechar
O que você procura?
Educação e Ciência
Foto: Ilustrativa/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro de dicas de português do Jornal da Manhã, na Rádio Caturité FM, o professor Golbery Rodrigues trouxe uma explicação importante e prática para quem deseja escrever com clareza e correção: como formar o plural de siglas e abreviaturas.
Com sua já conhecida saudação à bancada — “Caríssimo ouvinte do Jornal da Manhã, minhas saudações renovadas” — Golbery começou destacando o que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): abreviaturas oficiais não fazem plural. Ou seja, o correto é escrever, por exemplo, “10 kg”, “20 km” ou “8 h”, mesmo quando o número está no plural.
“O numeral é quem mostra o plural, e a unidade abreviada permanece invariável”, explicou o professor.
No entanto, quando as palavras são escritas por extenso — como quilogramas, quilômetros, metros, horas — o plural segue a regra normal da língua portuguesa.
Já com as siglas, a orientação é diferente: elas admitem plural, desde que feita a inclusão de um “s” subscrito — ou seja, colocado em posição inferior e à direita da última letra da sigla. Exemplos citados por Golbery incluem:
PMs: Policiais Militares
CPIs: Comissões Parlamentares de Inquérito
IPVAs: Impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores
Foto: ParaibaOnline
“Fica a dica de como se faz o plural de siglas e abreviaturas”, concluiu Golbery, reforçando a importância de observar essas normas para evitar erros comuns em documentos, redações e na comunicação do dia a dia.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.