Educação e Ciência

Professor explica que “digue” é uma palavra que não existe na norma culta

Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2025 às 15:43

golbery rodrigues

Foto: ParaibaOnline/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

No quadro Hora das Letras, o professor Golbery Rodrigues alertou para o uso incorreto da forma verbal “digue”, frequentemente utilizada de maneira informal em contextos como “fulano, eu quero falar com você” e a resposta vem: “digue”.

Ele explicou que essa forma não existe na norma culta da língua portuguesa e deve ser evitada, especialmente em situações formais ou avaliativas.
O correto é “diga”, forma imperativa do verbo dizer. Embora “digue” possa resolver a comunicação em contextos informais, o professor ressaltou que é mais seguro adotar a forma correta em qualquer situação, evitando confusões e possíveis prejuízos no uso da língua.
Ouça o podcast AQUI!

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com