Fechar
O que você procura?
Foto: Ilustrativa/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Na manhã desta quarta-feira (19), o professor Golbery Rodrigues trouxe mais uma dica valiosa sobre o uso correto da língua portuguesa em sua participação semanal na Rádio Caturité FM. Durante o quadro, ele explicou por que a expressão “acesso restrito a funcionários”, comum em placas de estabelecimentos, não deve conter crase.
“O detalhe aqui é se este ‘a’, que antecede a palavra ‘funcionários’, está com crase. Temos que fazer aqui uma reflexão de uso. A crase exige partida e contrapartida antes do ‘a’ e depois do ‘a’. Ou seja, antes do ‘a’ é preciso que haja um verbo ou um nome que exija preposição ‘a’. E após esse ‘a’, precisa aparecer uma palavra feminina que admita o artigo feminino ‘a’. Ora, ‘funcionários’ está no masculino plural. Isso significa que não há entrega de um artigo feminino, então a contrapartida falhou. Não há razão para o uso do acento grave indicador da crase”, explicou o professor.
Foto: ParaibaOnline
Golbery também esclareceu que, nesse caso, o “a” presente na expressão tem a função de preposição, exigida pelo verbo “acessar”.
“Esse ‘a’ não é artigo porque ‘funcionários’ não admite. É a preposição que o verbo ‘acessar’ exige”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.