Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) comunicou, nesta terça-feira (27), uma redução de 7,8% no preço do gás natural vendido às distribuidoras.
A medida traz um alívio esperado para o setor de gás encanado e pode impactar diretamente o orçamento das famílias e indústrias brasileiras nas próximas semanas.
Os novos preços passam a valer no dia 1º de fevereiro, e o repasse ao consumidor final depende dos contratos de concessão de cada estado.
O gás natural é importante insumo industrial e é usado também por residências e comércios em estados que têm rede de distribuição do combustível.
O uso no transporte, setor em que é conhecido como GNV (gás natural veicular), também é relevante.
Os contratos de venda de gás da Petrobras para distribuidras preveem reajustes trimestrais de acordo com a variação dos preços internacionais do petróleo.
No início de 2026, alguns contratos passaram a ser indexados pelo preço do gás natural no principal ponto de venda do produto nos Estados Unidos.
O novo indexador foi proposto pela estatal ainda em 2021, com o objetivo de oferecer um contrato com maior previsibilidade do que aqueles que variam de acordo com os preços do petróleo.
Na época, o preço do gás no Brasil disparava com a recuperação do petróleo após o período mais duro da pandemia.
Pouco antes da divulgação dos novos contratos, a Petrobras havia anunciado aumento médio de 39% no preço de venda às distribuidoras para o trimestre entre maio e julho, movimento que teve grande peso também da desvalorização cambial.
Gasolina vai ficar mais barata; saiba os detalhes
O percentual foi considerado “inadmissível” pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). “Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil?”, questionou ele na ocasião.
Em nota, a Petrobras ressaltou que “o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens”.
A Petrobras afirmou que, desde dezembro de 2022, a redução acumulada no preço do gás natural às distribuidoras é de 38% incluindo o efeito da redução de fevereiro.
*com informações de Nicola Pamplona/folhapress
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.