Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A famosa geladeira está entre os eletrodomésticos com maior impacto na conta de energia elétrica.
Para otimizar o gasto energético, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recomenda práticas simples que ajudam a reduzir o consumo e aumentar a eficiência do aparelho.
O pesquisador do Inmetro, Vitor Simão, explica porque a geladeira não deve ficar colada à parede nem ser instalada em espaços muito estreitos: “A instalação da geladeira deve ser feita em um local que tenha um afastamento tanto lateral quanto traseiro, de aproximadamente 15 centímetros, para que ela possa fazer a troca de ar quente com o ambiente justamente para permitir que o funcionamento seja mais eficiente e que reduza o consumo energético. Outra dica é que a geladeira não deve ser usada para secar roupas e também evitar colocar alimentos quentes na geladeira para que se evite o gasto excessivo de energia”.
Além disso, é importante evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Isso permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.
O Inmetro também recomenda verificar regularmente a borracha de vedação e limpar o condensador, localizado na parte traseira da maioria dos modelos.
Ao comprar uma geladeira, o consumidor deve verificar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e dar preferência aos modelos mais eficientes.
A partir deste ano, as regras ficam mais rigorosas: a nova etiqueta do Inmetro passará a classificar os refrigeradores apenas nas classes A, B e C, banindo modelos com menor eficiência energética (antigas classes D, E e F).
Outra informação importante da etiqueta é o consumo de energia em kWh. Isso indica o quanto o aparelho consome mensalmente, dando uma estimativa de gasto com a conta de luz, além de ajudar a comparar o desempenho entre diferentes modelos.
*com informações abr
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.