Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Um negócio de origem familiar, com raízes fincadas na Paraíba, que se transformou na maior gráfica das regiões Norte e Nordeste do país. Com uma história de 60 anos, marcada por tradição e vanguarda no mercado, a gráfica Santa Marta foi a primeira empresa visitada em 2026 pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira.
A visita marcou o início de mais um ciclo do projeto #FIEPBPorTodaAParaíba, iniciativa que percorre o estado para conhecer de perto a realidade, os desafios e as histórias de empresas que ajudam a construir e a fortalecer o setor industrial paraibano.
Recebido por dois dos quatro sócios da Santa Marta, Ana Arrais e Edson Cunha, Cassiano Pereira visitou a planta industrial de 29.000 m² da empresa, localizada no Distrito Industrial de João Pessoa.
Além da unidade paraibana, que conta com 300 colaboradores, a empresa expandiu suas atividades para o estado de São Paulo, onde também gera 200 empregos diretos no município de São Bernardo do Campo.
Com essas duas unidades, a Santa Marta consegue produzir todos os materiais que integram a cadeia gráfica, incluindo rótulos, embalagens e material didático.
“É com muita satisfação que iniciamos as nossas visitas de 2026 na Santa Marta, que transformou um legado familiar na maior gráfica das regiões Nordeste e Norte do Brasil. Uma indústria como essa é motivo de muito orgulho não só para a FIEPB, mas para todo o estado da Paraíba. É um exemplo de pioneirismo, inovação, geração de emprego e de oportunidades, que demonstra como empresas paraibanas podem crescer de forma sólida, competitiva e sustentável, contribuindo diretamente para o fortalecimento da nossa economia e para o desenvolvimento industrial do estado”, enfatizou Cassiano Pereira.
Por sua vez, a empresária Ana Arrais, que é uma das sócias da Santa Marta, ressaltou que a visita simboliza um novo momento, com ambiente favorável para a cooperação e, consequentemente, para fomentar um novo ciclo de desenvolvimento da atividade industrial na Paraíba.
“Eu acredito muito, e é um lema que eu tenho, que o nosso país, para crescer, precisa de cooperação. E a sua presença aqui nos traz essa esperança da cooperação, pois sozinhos não fazemos nada. Nós, sozinhos, não entregamos resultados e nem conseguimos dar a longevidade que as nossas empresas precisam. Então, eu saio dessa visita muito entusiasmada com o que realmente nós podemos fazer juntos”, pontuou a empresária, ao citar possibilidades de cooperação para a formação profissional de jovens e o fortalecimento da presença feminina no setor industrial.
Já o empresário Edson Cunha, que além de sócio da gráfica é neto do fundador da Santa Marta, Hortêncio Ribeiro, mencionou a importância dessa aproximação entre a FIEPB e as empresas industriais do estado.
“Nós nunca tivemos o prazer de receber aqui o presidente da Federação das Indústrias. Foi uma grata surpresa entender que tudo o que você pensa para melhorar a indústria paraibana bate com os nossos pensamentos também. As dificuldades são as mesmas, as dores são as mesmas, então a gente precisa da federação mais perto das nossas empresas. Nós queremos estar juntos com você e com a federação para que a gente possa levar a Paraíba a um outro patamar”, explicou Edson Cunha.
Por fim, o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, ressaltou que “essa foi a primeira de um ciclo de visitas que iremos realizar em 2026. Assim como temos feito desde o início desse novo tempo, são visitas que contemplam todas as regiões da Paraíba, com a intenção de conhecer de perto as necessidades de cada segmento, fortalecer o diálogo com o setor produtivo e construir, de forma conjunta, soluções que impulsionem a competitividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria paraibana”.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.