Economia

Na Paraíba: maioria dos empreendedores recebe pagamento via Pix

Da Redação com Ascom
Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 14:24

uso de smartphone

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O uso do Pix é o método de pagamento principal que lidera a preferência entre clientes no momento de acessar os pequenos negócios na Paraíba. É o que revela o resultado da pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, produzida e divulgada pelo Ipespe e Sebrae.

Neste cenário, os dados mostram que 56% dos pagamentos recebidos pelas empresas ocorrem pela transação do Pix, enquanto o cartão de crédito e dinheiro em espécie representam 12%.

O percentual observado no contexto do ambiente do mercado paraibano repete a tendência, quanto ao uso do Pix, verificado pela pesquisa em todas as demais unidades da federação no país.

No Brasil, essa escolha se destaca como o principal meio de transação financeira para 59% dos clientes. O levantamento aponta ainda outros métodos de pagamento que são adotados pelos consumidores no contexto do estado. Boleto (7%), serviço transferência (4%), cartão de débito (3%), cheque (1%), todos (2%) e outros (1%). Não sabe ou não respondeu ao questionário (2%).

A empresa Croatá, que atua com vendas de água mineral no mercado da cidade de Patos, na região do sertão do estado, adotou o Pix como opção de pagamento desde o ano de 2021 – um ano após o lançamento do sistema. A experiência, segundo a empresária Samanda Xavier, não somente convenceu os clientes, mas a própria gestão da empresa, que atualmente utiliza o mesmo método para pagar os seus fornecedores.

“Quase metade dos nossos clientes pagam por meio do Pix. O meio de pagamento melhorou as vendas, tendo em vista a facilidade de operação e a instantaneidade em receber de bancos variados. Os clientes conseguem fazer suas transações de qualquer lugar, sem precisar se deslocar ou estarem presentes no momento da compra”, revela.

Outra vantagem apontada pela empresária é a possibilidade de criação de QR Codes, tecnologia que permite a realização do pagamento através da leitura de um código específico.

“Isso agiliza bastante o processo e tudo é feito de forma segura, deixando o cliente tranquilo sobre como proceder no momento do pagamento. Existem ainda ações como copiar e colar, além da possibilidade de compartilhar esses dados por meio de aplicativos. Essa integração das novas tecnologias tem trazido avanços aos negócios e colaborado de forma muito positiva”, conclui, Samanda Xavier.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, essa realidade é reflexo da praticidade que a transação permite, considerando características como simplicidade e agilidade.

“O Pix se tornou essencial no dia a dia dos brasileiros e isso ocorreu por ser mais rápido, seguro e simples de usar. É uma forma realmente favorita de pagamento no ambiente dos pequenos negócios, especialmente, pela facilidade e pela própria redução de custo. Esse método também vem passando por frequentes atualizações e esse fator tem acompanhado a evolução da tecnologia no mercado”, destaca.

Uso do cartão de crédito
O resultado da pesquisa traz ainda detalhes sobre a utilização de serviços financeiros pelos empreendedores paraibanos. O cartão de crédito, neste contexto, é utilizado por 83% dos proprietários de pequenos negócios que atuam nos diversos setores do mercado no estado.

Outros serviços como conta-corrente (75%), conta digital (72%), cartão de débito (67%), conta poupança (57%) e cheque especial (17%) completam a estatística. Apesar do cartão de crédito se revelar como uma preferência comum de utilização entre os empreendedores da Paraíba, e que se observa também no cenário nacional, o levantamento mostra outros meios, como o uso de conta digital, surgindo como tendência. Isso reflete tanto a ampliação do acesso a meios eletrônicos de pagamento quanto a consolidação de novas plataformas financeiras, provocado pelo surgimento de bancos digitais.

Por fim, a pesquisa revela em suas considerações finais que os pequenos negócios estão em plena transição financeira e que a digitalização já faz parte dessa rotina no ambiente empresarial. O uso do Pix e cartões surgem como dominantes no momento de pagamentos e os aplicativos bancários aparecem cada vez mais consolidados como o principal canal de uso.

Sobre a pesquisa
Com uma amostra de 6.250 entrevistados em todo o território nacional, a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios” se caracteriza pelo tipo quantitativa e teve sua aplicação feita por telefone através do Sistema CATI, entre os dias 10 de junho a 11 de agosto de 2025. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Já o público-alvo é composto por pequenos negócios, constituídos pelos empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Os dados foram ponderados por cotas de UF, setor e porte, a partir dos dados do universo enviados pelo Sebrae. A margem de erro máximo para o total da amostra é de 1.2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com