Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O início de um novo ano é sempre considerado como uma oportunidade para planejar novos caminhos e estabelecer metas – seja essa realidade relacionada ao âmbito da vida pessoal ou profissional.
Para quem pretende empreender no ambiente de negócios, esse momento pode ser estratégico, no entanto, precisa ser construído com planejamento e disciplina para que os resultados se tornem realidade.
Dentro deste contexto, o Sebrae/PB destaca algumas orientações aos futuros empreendedores, que desejam tirar do papel o sonho de construir e administrar o próprio negócio.
A primeira dica é estudar o ambiente empresarial e estruturar, de forma criteriosa, a formatação do empreendimento, considerando situações como capacidade de atendimento, riscos, necessidade de mercado e identificação do público-alvo.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, é necessário conhecer profundamente o setor em que pretende atuar, identificar o perfil do cliente e compreender as tendências e os riscos envolvidos na ideia.
“É preciso ainda analisar os concorrentes para entender como construir todo o processo de viabilidade do negócio. Esse conhecimento permite tomar decisões mais seguras e reduzir incertezas”, explica.
Outro ponto crucial é a capacidade de mobilizar recursos, sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos. Neste caso, essa orientação deve ser seguida pela aplicação de uma boa gestão, a partir dos princípios estabelecidos no planejamento para buscar o crescimento da atividade.
“Empreender exige muito mais do que vontade ou entusiasmo. É uma ação que requer preparação, disciplina e visão estratégica. Para além de características essenciais como a capacidade de identificar oportunidades, a persistência perante desafios e a definição clara de metas, o empreendedor deve adotar uma avaliação sistemática constante de suas ações como práticas permanentes”, complementa, Ferdinando Félix.
É fundamental que o empreendedor também tenha atenção aos custos financeiros da atividade econômica, pois essa organização é vista como fundamental para reduzir os riscos.
Dessa forma, a orientação é estudar os valores de investimento e manutenção do empreendimento e descrever todas as ações dentro do planejamento, considerando o orçamento e a capacidade de investimento, para aprimorar o trabalho de gestão.
Conforme enfatiza o analista técnico Ferdinando Félix, empreender é um caminho que combina atitude, conhecimento, planejamento e adaptação contínua às mudanças do mercado.
“O diferencial competitivo precisa existir, seja por meio da inovação, da qualidade, do atendimento ou do preço, é fundamental que o empreendedor entenda essa necessidade para se destacar no mercado. Esse comportamento facilita a construção da sustentabilidade da empresa a longo prazo, e colabora de forma previsível, na busca dos resultados esperados”, conclui.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.